Um Ensaio Sobre o Método Emancipatório de Ensino na Educação Física
Por Rafael Marques Garcia (Autor), Erik Giuseppe Barbosa Pereira (Autor).
Resumo
Trata-se de uma reflexão sobre o método de emancipação intelectual exposto por Jacques Rancière e suas possíveis contribuições para a Educação Física no ensino superior. Percebemos que os métodos empregados em uma disciplina do curso assemelham-se ao método de embrutecimento, que segundo o autor não contribuem para a formação crítica dos alunos enquanto constituintes de uma sociedade democrática.
Referências
BOSSLE, Fabiano. Planejamento de ensino na educação física: Uma contribuição ao coletivo docente. Movimento, v. 8, n. 1, p. 31-39, 2002.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
CATANI, Denice Bárbara. A educação como ela é. Revista Educação, São Paulo, vol. 5, Especial: Biblioteca do Professor, Bordieu pensa a Educação, p.16-25, set. 2007.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2ª impressão da 43. ed. São Paulo, Paz e Terra, 2011.
GALENDE, Federico. Rancière: uma introduccion. Buenos Aires, Editorial Quadrata, 2012.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Democratização da Escola Pública. 27. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MATUI, Jiron. Construtivismo. São Paulo: Editora Moderna, 1998.
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. Metodologias emergentes no ensino da educação física. Revista da Educação Física/UEM, v. 8, n. 1, p. 21-27, 1997.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. Consenso e conflito: Educação Física brasileira. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual; tradução de Lilían do Valle – 3. ed. 4 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas: SP, Autores Associados, 2008.