Um estudo de caso sobre os saberes profissionais na formação do treinador de futebol
Por Caio Cesar Portugal (Autor), Murilo Eduardo Santos Nazário (Autor), Lucas Mendonça Alburquerque (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 14, n 60, 2022.
Resumo
Pouco se tem discutido a respeito dos saberes necessários para a formação do treinador, em particular de futebol, isso pode ser consequência de uma tradição que considera como reflexões centrais o treinamento técnico- tático e a preparação física. A pesquisa nasce da seguinte questão: quais os saberes necessários para a formação do treinador de futebol? Assim como discutir como esses saberes são mobilizados e utilizados pelo treinador. O objetivo é analisar quais tem sido os saberes mobilizados e utilizados no seu cotidiano profissional. Dessa forma o estudo utilizou-se da pesquisa de campo, tendo como ferramenta a entrevista narrativa, que se deu com o treinador de futebol do clube capixaba Espírito Santo Futebol Clube. Os resultados serão apresentados em categorias temáticas. Foi identificado que dentre os clubes brasileiros é comum que no comando das equipes os treinadores sejam advindos do futebol, mas que no cenário atual os treinadores de formação acadêmica têm obtido êxito. Ao analisar a trajetória profissional dos treinadores, nota-se que os profissionais de educação física foram inseridos nos clubes de futebol como preparadores físicos, e com o passar de o tempo assumir o cargo de treinador. O treinador deve manter uma relação equilibrada de experiências da formação vinda do futebol, com a formação acadêmica. Assim podemos afirmar que os saberes necessários para a formação do treinador da modalidade de futebol, são os saberes orais, experienciais, curriculares, pedagógicos, técnicos e afetivos e que os mesmos são mobilizados para a formação de atletas autônomos e eficientes.