Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as atitudes implícitas e explícitas sobre a obesidade em professores e estudantes de Educação Física. Dezoito professores e 45 estudantes preencheram quatro questionários: o Teste de Associação Implícita (IAT), que avalia por meio de categorizações os estereótipos e as associações cognitivas espontâneas; o questionário de Crandall para a avaliação do preconceito explícito sobre a obesidade; a Escala sobre a Orientação à Dominância Social (SDO); e o Questionário de Autodescrição Física - versão curta (PSDQ-s). Ambos os grupos reportaram preconceito significativo (p < 0,05), evidenciado pelos valores médios registrados pelo IAT. Os professores relataram valores significativamente maiores no preconceito implícito e valores mais baixos na SDO comparados aos estudantes. A Orientação à Dominância Social mostrou-se uma variável chave na presença do preconceito. Este estudo pode ser um ponto de partida para futuras pesquisas focadas na redução do preconceito por meio de protocolos de intervenção específicos.

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