Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar como as questões de gênero são tratadas nas aulas de Educação Física de uma escola da rede municipal de Rio Grande – RS. Minha proximidade com o assunto, assim como minhas indagações acerca do tratamento dessa temática nas aulas de Educação Física das escolas do município em questão, são os principais pontos que justificam a escolha por este tema. Sendo este um estudo piloto/exploratório/descritivo ancorado em uma abordagem qualitativa, participou da pesquisa uma escola do município de Rio Grande - RS, o qual utilizou os seguintes instrumentos de coleta: questionário, aplicado nos estudantes do 9° ano, e a entrevista semiestruturada, realizada com o professor de Educação Física. Foram utilizados alguns elementos da metodologia denominada Análise Textual Discursiva – ATD auxiliando na análise dos dados e também nas discussões ao longo do estudo. Como resultados percebeu-se que ainda há uma intensa diferenciação entre os gêneros, sendo essa diferenciação um auxílio no sustento do sistema patriarcal. A Educação Física da escola investigada é esportivizada, priorizando os esportes coletivos, como futebol, voleibol, basquetebol e handebol. Sobre as questões de gênero, verificou-se que algumas situações são percebidas como naturais, sendo que as mesmas não são frequentemente debatidas nas aulas.

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