Um Estudo Sobre as Particularidades Pedagógicas e de Organização da Educação Física na Pré-escola em Três Municípios do Grande Abc Paulista

Por: Alex Moura Sobrinho.

128 páginas. 2019 27/02/2017

Send to Kindle


.Resumo

A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento motor,socioafetivo e cognitivo das crianças. É nessa fase que elas têm de vivenciar o maior número possível de experiências. Neste contexto, a Educação Física é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. No entanto, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas curriculares, que podem variar conforme a infraestrutura escolar e quanto ao professor que ministra a aula no contexto da préescola. Este estudo analisou as particularidades – similaridades e diferenças – pedagógicas da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios do Grande ABC. Para concretizar tal objetivo, foi utilizada a metodologia qualitativa. Foram apreciados os documentos das secretarias de educação das cidades estudadas em suas orientações curriculares, e também se analisou, a partir de entrevistas semiestruturadas, as percepções dos diretores escolares sobre os desafios e as dificuldades de se ministrar Educação Física na pré-escola. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais: a) pela presença de propostas curriculares específicas construídas a partir de aspectos filosóficos e epistemológicos da educação, em geral, e do desenvolvimento da criança, em particular e b) pelas argumentações dos diretores que sinalizaram, unanimemente, a importância da Educação Física para o desenvolvimento integral da criança. Tais preocupações e zelo, todavia, não foram encontradas em relação ao professor que ministrava a aula, à formação dos profissionais e à infraestrutura escolar. No primeiro caso, Santo André era a única cidade que dispunha, em alguns casos, de professor especialista atuando na pré-escola. No segundo e terceiro casos, situações que foram citadas de forma unânime pelos diretores das três cidades, percebeu-se elementos de descaso das autoridades das cidades, sobretudo quanto à infraestrutura escolar. Elementos de ausência de instalações, como quadra de esportes e parque infantil; de materiais, como pneus e cordas; e de local adequado para aulas foram encontrados. Situações que têm ocorrido em municípios que estão entre os mais ricos do Brasil, situados no Grande ABC Paulista. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros.

Endereço: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1238

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.