Editora Gryphus. None 2001. 329 páginas.

Sobre

Fevereiro de 1997. A seleção brasileira está fazendo um amistoso contra a Polônia. O time de Zagallo parece tranqüilo quando, de repente, Romário mostra uma incrível habilidade de tira o fôlego ao receber um lançamento e bater de primeira com o calcanhar direito nos pés de Ronaldo. De sua cabine de comentarista, o mestre Rivellino grita apenas uma palavra: Chaleira!

Corruptela de “Charles”, chaleira é a habilidade popularizada pelo pai do futebol brasileiro, Charles Miller. Nascido em São Paulo, Charles adquiriu uma paixão pelo jogo quando estava na escola em Southampton. Voltando ao Brasil em 1984, ele pavimentou o caminho para o primeiro campeonato do país, levando o São Paulo Athletic Club a três conquistas consecutivas.

Apesar do futebol inglês só ter vencido uma Copa do Mundo, os ingleses não se cansam de destacar a façanha de terem inventado o futebol. Em Um jogo inteiramente diferente! Futebol: A Maestria Brasileira de Um Legado Britânico, Aidan Hamilton aborda a influência da Inglaterra em meio século da história do futebol brasileiro, período que vai de Charles Miller à Copa de 1950, quando o Brasil perdeu o título para o Uruguai, no Maracanã.

Nesse percurso, há o surgimento de um estilo brasileiro de jogar, um estilo singular baseado na improvisação e na velocidade, um estilo conquistador de Copas do Mundo, que, hoje na Inglaterra, é ensinado aos jogadores ingleses.

É como se Charles Miller levasse essa maestria para o berço do futebol.