Resumo

A crescente evidência da associação entre atividade física, aptidão física e saúde resultou numa mudança do conceito da aptidão física, que vêem refletindo nas competências e habilidades que envolvem seus praticantes. No binômio aptidão física e saúde o Curso de Educação Física da UCDB desenvolveu durante os Estágios Curriculares realizados no Colégio Militar de Campo Grande - MS avaliações dos indicadores da aptidão física voltada à saúde de escolares, para aproximar os acadêmicos com a realidade educacional. Avaliamos 456 escolares sendo 215 do gênero masculino e 241 do gênero feminino, nas variáveis de Índice de Massa Corporal, Flexibilidade e Resistência Abdominal utilizando os protocolos do Proesp/Br. Para análise valeu-se da estatística descritiva e de percentual. Na variável Índice de Massa Corporal, para o gênero masculino em relação à zona saudável encontramos 6% abaixo, 30% acima e 65% na zona saudável, para o gênero feminino 7% abaixo, 14% acima e 79% zona saudável. Na variável Flexibilidade, para o gênero masculino em relação à zona saudável encontramos 33% abaixo, 36% acima e 31% na zona saudável, para o gênero feminino 32% abaixo, 41% acima e 27% zona saudável, Na variável Resistência Abdominal, para o gênero masculino em relação à zona saudável encontramos 66% abaixo, 12% acima e 22% na zona saudável, para o gênero feminino 73% a baixo, 5% acima e 22% zona saudável. Os resultados mostraram indicadores de sobre peso e obesidade para o gênero masculino, e um grande percentual de escolares do gênero masculino e feminino com baixos índices de flexibilidades e resistência abdominal. Analisando os resultados e realidade educacional deste campo de estágio, observamos que há necessidade de mais investigações dentro deste contexto, uma vez que os escolares possuem duas aulas semanais, em diferentes práticas esportivas. O estudo enunciou possibilidades para a discussão do paradigma de saúde multidimensional, em uma condição geral avaliada numa escala contínua e derivada de múltiplos determinantes como a hereditariedade, o ambiente e o estilo de vida. E também enunciou discussões referentes aos procedimentos das aulas de Educação Física, e assim acreditamos que o Estágio Curricular do Curso de Educação Física está contribuindo para a formação profissional.

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