Resumo

O papel do professor, sua formação, competências e carreira constituem temas
polêmicos entre os debates sobre educação, tanto no que se refere aos aspectos
políticos, como os pedagógicos. Tal discussão tem conduzido inúmeros
educadores a refletirem sobre o modelo de escola que tem predominado na
sociedade atual, levando-os a repensarem também sobre seu papel como
docentes. Em geral, essas reflexões apontam para a necessidade de uma
reestruturação curricular, metodológica e, conseqüentemente, de um trabalho
mais efetivo de formação de educador sob novas perspectivas. Desta maneira,
o presente estudo tem como objetivo resgatar a trajetória de construção de
professores, de tal modo que possam influir na formulação de cursos de
formação. A metodologia utilizada foi o método descritivo qualitativo de campo,
onde foram aplicados questionários com 48 professores do Ensino
Fundamental, Médio e Superior para compreensão das seguintes categorias
teóricas de análises: sócio-demográficas, afetivas, sócio-políticos, tecno-sociais
e o processo de tomada de decisão em sala de aula. O resultado do trabalho
apontou que as maiores incidências recaíram nas seguintes características:
dedicado (84,1%) e afetivo (75,0%) na categoria afetiva. Democracia (95,0%)
e respeito (93,0%) na categoria sócio - política). Atualizado (90,0%) e
responsável (88,0%) na categoria tecno - social. E no tocante ao processo de
tomada de decisão, verificou-se uma maior participação dos professores no
planejamento (52,0%) e na metodologia (47,0%). Diante deste quadro analítico,
observou-se que apesar de ter havido uma contradição quanto à postura política
do professor em sala de aula, pois nos aspectos sócio-políticos predominou a
democracia e no processo de tomada de decisão houve uma tendência à atitudes
autoritárias, acredita-se numa coerência nos resultados obtidos. Até porque a
maior percentagem recaiu na postura democrata. Assim o significado de bom
professor recai na capacidade de manter um bom relacionamento com o aluno
e que para isso assuma atitudes, representações e valores sócio-culturais e
educacionais voltados para a democracia e para os aspectos afetivos e
emocionais.

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