Um Olhar Crítico Sobre o Significado de Bom Professor: Uma Reflexão à Luz dos Aspectos Sócio-culturais da Escola
Por Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas (Autor), Cacilene Ferreira Vasconcelos (Autor), Danúbia Charlene da Silva (Autor), Carmen Freyre Magalhães Melo (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O papel do professor, sua formação, competências e carreira constituem temas
polêmicos entre os debates sobre educação, tanto no que se refere aos aspectos
políticos, como os pedagógicos. Tal discussão tem conduzido inúmeros
educadores a refletirem sobre o modelo de escola que tem predominado na
sociedade atual, levando-os a repensarem também sobre seu papel como
docentes. Em geral, essas reflexões apontam para a necessidade de uma
reestruturação curricular, metodológica e, conseqüentemente, de um trabalho
mais efetivo de formação de educador sob novas perspectivas. Desta maneira,
o presente estudo tem como objetivo resgatar a trajetória de construção de
professores, de tal modo que possam influir na formulação de cursos de
formação. A metodologia utilizada foi o método descritivo qualitativo de campo,
onde foram aplicados questionários com 48 professores do Ensino
Fundamental, Médio e Superior para compreensão das seguintes categorias
teóricas de análises: sócio-demográficas, afetivas, sócio-políticos, tecno-sociais
e o processo de tomada de decisão em sala de aula. O resultado do trabalho
apontou que as maiores incidências recaíram nas seguintes características:
dedicado (84,1%) e afetivo (75,0%) na categoria afetiva. Democracia (95,0%)
e respeito (93,0%) na categoria sócio - política). Atualizado (90,0%) e
responsável (88,0%) na categoria tecno - social. E no tocante ao processo de
tomada de decisão, verificou-se uma maior participação dos professores no
planejamento (52,0%) e na metodologia (47,0%). Diante deste quadro analítico,
observou-se que apesar de ter havido uma contradição quanto à postura política
do professor em sala de aula, pois nos aspectos sócio-políticos predominou a
democracia e no processo de tomada de decisão houve uma tendência à atitudes
autoritárias, acredita-se numa coerência nos resultados obtidos. Até porque a
maior percentagem recaiu na postura democrata. Assim o significado de bom
professor recai na capacidade de manter um bom relacionamento com o aluno
e que para isso assuma atitudes, representações e valores sócio-culturais e
educacionais voltados para a democracia e para os aspectos afetivos e
emocionais.