Um Olhar do Professor Sobre as Expectativas dos Alunos do Ensino Médio nas Aulas de Educação Física
Por Luís Roberto dos Santos (Autor), Maria Teresa Cauduro (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Durante as aulas de educação física, principalmente as do Ensino Médio, tenho
observado situações, reações e realidades diversificadas na prática desta pelos
alunos, assim como também tenho convivido e interagido com diferentes
metodologias e posturas executadas por mim ou por meus colegas no decorrer
destas aulas. A partir da minha prática docente e de alguns questionamentos,
surgiram algumas curiosidades sobre a prática da Educação Física e sua evolução,
de forma que escolhi delimitar o tema de minha pesquisa para a conclusão do
curso de graduação em Educação Física, no ensino desta para o Ensino Médio.
O problema que me propus a resolver foi: "Quais as expectativas dos alunos
do ensino médio de um colégio da rede particular do município de Taquara
referente aos conteúdos e práticas a serem realizadas nas aulas de Educação
Física?" O objetivo desta, é conhecer e compreender a percepção dos alunos
do Ensino Médio nas atividades e conteúdos desenvolvidos nas aulas de
Educação Física, para auxiliar na prática docente. Esta pesquisa se delineou
sob o paradigma qualitativo, descritivo interpretativo com estudo de caso. Os
instrumentos empregados para coleta de dados foram: a observação das aulas,
a entrevista semi-estruturada, diário de campo e análise de documentos. A
pesquisa foi realizada em um colégio da rede particular de ensino do Município
de Taquara - RS, tendo como colaboradores da pesquisa alguns alunos do
Ensino Médio. Na análise dos dados, surgiram categorias que foram agrupadas,
formando três grandes categorias (Educação Física, Metodologia e Expectativas)
e sete subcategorias. Os resultados evidenciaram que os alunos esperam ter
uma Educação Física voltada à perspectiva do desenvolvimento das aptidões
físicas para o esporte. Também estão interessados em que seus mestres montem
uma estrutura de aulas que contemplem suas expectativas, ou seja, que esteja
de acordo com suas preferências e necessidades, não apenas á perspectiva do
professor. Além disso, apontam, sob sua ótica, conteúdos e atividades que
devem compor as aulas de Educação Física no Ensino Médio, como:
esportes, recreação, ginástica, estudo de anatomia, estudo da composição
corporal