Resumo


Durante as aulas de educação física, principalmente as do Ensino Médio, tenho
observado situações, reações e realidades diversificadas na prática desta pelos
alunos, assim como também tenho convivido e interagido com diferentes
metodologias e posturas executadas por mim ou por meus colegas no decorrer
destas aulas. A partir da minha prática docente e de alguns questionamentos,
surgiram algumas curiosidades sobre a prática da Educação Física e sua evolução,
de forma que escolhi delimitar o tema de minha pesquisa para a conclusão do
curso de graduação em Educação Física, no ensino desta para o Ensino Médio.
O problema que me propus a resolver foi: "Quais as expectativas dos alunos
do ensino médio de um colégio da rede particular do município de Taquara
referente aos conteúdos e práticas a serem realizadas nas aulas de Educação
Física?" O objetivo desta, é conhecer e compreender a percepção dos alunos
do Ensino Médio nas atividades e conteúdos desenvolvidos nas aulas de
Educação Física, para auxiliar na prática docente. Esta pesquisa se delineou
sob o paradigma qualitativo, descritivo interpretativo com estudo de caso. Os
instrumentos empregados para coleta de dados foram: a observação das aulas,
a entrevista semi-estruturada, diário de campo e análise de documentos. A
pesquisa foi realizada em um colégio da rede particular de ensino do Município
de Taquara - RS, tendo como colaboradores da pesquisa alguns alunos do
Ensino Médio. Na análise dos dados, surgiram categorias que foram agrupadas,
formando três grandes categorias (Educação Física, Metodologia e Expectativas)
e sete subcategorias. Os resultados evidenciaram que os alunos esperam ter
uma Educação Física voltada à perspectiva do desenvolvimento das aptidões
físicas para o esporte. Também estão interessados em que seus mestres montem
uma estrutura de aulas que contemplem suas expectativas, ou seja, que esteja
de acordo com suas preferências e necessidades, não apenas á perspectiva do
professor. Além disso, apontam, sob sua ótica, conteúdos e atividades que
devem compor as aulas de Educação Física no Ensino Médio, como:
esportes, recreação, ginástica, estudo de anatomia, estudo da composição
corporal

Acessar