Resumo
Considerada um dos primeiros métodos de Educação Somática, a Eutonia é uma prática terapêutica e pedagógica que leva em conta as relações entre mente e corpo, a partir da experiência corporal, e tem como principal fundamento ensinar o indivíduo a viver bem e ser responsável pelo seu corpo e sua saúde. O objetivo primário desta pesquisa foi identificar quais técnicas avaliativas (empírica ou instrumental) são aplicadas na intervenção do profissional que faz uso do método da Eutonia e como objetivo secundário, identificar quem são esses profissionais, como organizam/planejam suas aulas e traçar uma reflexão acerca do papel terapêutico. Sob a ótica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada e diário de campo. Participaram como voluntárias no 1º momento 5 Eutonistas, todas de São Paulo e permaneceram como voluntárias no 2º momento, 2 Eutonistas formadas em Educação Física. Após análise dos resultados verificou-se que a avaliação empírica é a mais usual entre as Eutonistas, contudo ela não tem uma padronização e é mais utilizada como ferramenta de análise para o aluno, que passa pelo processo de conscientização atrás da Eutonia. As Eutonistas vêm das mais diversas áreas, embora todas as formações anteriores a Eutonia estejam estreitamente relacionadas ao corpo e fazem uso de um planejamento aberto, que geralmente é organizado a partir da demanda dos alunos. As Eutonistas entendem que o papel pedagógico e terapêutico caminham juntos, ainda que por vezes dependendo do tipo de aula (grupo/individual) um trabalho e mais facilitado que outro. Dessa forma, podemos refletir e pensar sobre a futura atuação dos profissionais vinculados ao curso de Educação Física – modalidade saúde, que têm como objetivo a prevenção e promoção da saúde de forma integral. Quando combinado com o vasto conhecimento que o método traz em relação à consciência corporal, o profissional de Educação física poderá atribuir valores da Eutonia (tanto dos seus princípios quanto da sua abordagem avaliativa) para a sua intervenção ou até mesmo usa-la enquanto ferramenta de trabalho.