Um Olhar Sobre o Envolvimento e Frequência de Prática de Exercício Físico em Estudantes do Ensino Superio
Por Fernando de Lemos (Autor), Nuno José Corte-rea (Autor), Cláudia Dias (Autor), António Manuel Fonseca (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os padrões de frequência de prática de exercício físico, os estágios de mudança e o balanço decisional em estudantes do ensino superior, analisando os dados em função do sexo e ano de licenciatura. Participaram 241 indivíduos, 169 do sexo feminino e 72 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos (22± 4.65). A análise dos resultados revelou que: (a) cerca de 40% dos estudan-tes não praticavam exercício físico e 35% apresentavam uma frequência insuficiente; (b) o sexo masculino apresentava, globalmente, uma menor frequência da prática de exercício físico do que o sexo feminino; (c) os estudantes do 1º ano exibiam níveis de prática infe-riores aos dos seus colegas dos outros anos os piores resultados na frequência da prática de exercício físico; e (d) em todas as fases dos estágios de mudança, os estudantes apre-sentaram valores superiores de prós do que de contras para a prática de exercício físico