Resumo
O presente trabalho discute os conceitos de imagem corporal, esquema corporal, corporeidade e consciência corporal. Tais termos, embora bastante utilizados em Educação Física, nem sempre se mostram claramente delineados, acarretando confusão de significados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com interpretações e comentários pessoais da autora. Buscou-se enfatizar os autores considerados fundamentais nas discussões dos temas envolvidos, bem como autores que fornecessem um panorama mais abrangente sobre os mesmos. O trabalho foi dividido em três capítulos básicos, por motivos didáticos; na verdade, relacionam-se intimamente: cada tema remete a outro, e a discussão de um deles lança novas luzes sobre os demais, num movimento de espiral ascendente. O primeiro capítulo aborda os temas de esquema corporal e imagem corporal e reporta-se, principalmente, a autores da neurologia e da psicologia. O segundo capítulo, intitulado "Corpo vivido - Corpo no mundo", é dedicado à corporeidade e subdivide-se em três momentos: uma contextualização histórica das visões de corpo; a nova abordagem introduzida pela fenomenologia de Merleau-Ponty e o envolvimento da Educação Física nestes temas. O terceiro capítulo discute os conceitos de consciência, antes de reportar-se ao de consciência corporal; aqui novamente foi enfatizada a fenomenologia do Merleau-Ponty.