Um Panorama dos Desafios e Possibilidades das Tecnologias Digitais na Docência do Ensino Superior

Parte de Formação Continuada de Professores da Educação Superior na UFPE: Reflexões Vivenciadas em Curso de Aperfeiçoamento Didático-pedagógico . páginas 112

Resumo

Questionando o porquê de a educação ser tão resistente à mudança para, através de relatos do cotidiano, o texto busca apresentar os desafios que os atuais professores universitários enfrentam em relação à tríade: tecnologias digitais, educação e sociedade. Por meio de um estilo conversacional, é explorado este panorama, com a disposição de diretivas para auxiliar a pesquisar, estudar e praticar as tecnologias digitais na prática docente.
O capítulo começa com três "provocações" que problematizam como as tecnologias digitais impactam a aquisição de informação e conhecimento em contextos de aprendizage numa sociedade cada vez mais tecnológica. Como recurso retórico não são apresentadas as imagens que originam a discussão, mas uma descrição textual detalhada das mesmas, buscando "ilustrar alguns desafios com os quais os atuais professores universitários deparam e depararão cada vez mais".
Após esta introdução, o texto faz uma série de questionamentos em relação à concepção de tecnologia, aprofundando nas características próprias do "digital"  e apresentando questões oriundas de uma filosofia da tecnologia que serão fundamentais para o debate de sua inserção na Educação, como por exemplo os mitos da "tecnologia autônoma" e da "neutralidade tecnológica", o conceito de "tecnologia opaca" e a relação teoria-prática. O seguinte ponto é analisar então a sociedade propriamente dita, em termos das mudanças civilizatórias que ocorrem com a emergência da organização econômica ao redor da informação e do conhecimento. A transformação da força de trabalho, neste sentido, é colocada de forma permanente, ainda mais quando são considerados impactos futuros, como o da Inteligência Artificial.
Logo, tratando o terceiro vértice da relação educação-tecnologia-sociedade por separado, o texto apresenta um esquema analítico para facilitar a análise do conceito Educação, frequentemente insuficientemente tratado nas próprias discussões sobre tecnologia educacional. Relacionando com as seções anteriores, destacam-se os objetivos atribuídos à Educação, que podem variar grandemente conforme concepções e posicionamentos teórico-ideológicos.
As duas seções seguintes buscam sintetizar vários dos elementos anteriores, com sua aplicação ao campo educacional. Num primeiro momento discute-se a transformação, segundo "movimentos em direção à reconfiguração dos espaços pedagógicos tradicionais". Aprendizagem móvel, realidade virtual e aumentada e a própria Educação a Distância oscilam entre práticas realmente inovadoras e um "tradicionalismo", com a manutenção das mesmas ações pedagógicas num ambiente diferente. Já em relação ao "amálgama da prática docente" o texto discute as diversas competências necessárias - tecnológicas, comportamentais, sociais, comunicacionais - na realização da educação tecnológica, destacando a mudança de papel dos professores.
Como conclusão, o capítulo traz "palavras-chave" para pensarmos a prática docente no Ensino Superior diante das tecnologias digitais. De uma compreensão da natureza da tecnologia, passando pelo resgate de autores clássicos da Educação e da Pedagogia, pela "imersão" e pela experimentação com as ferramentas tecnológicas, e chegando a um chamado para a ação coletiva, baseada na interdisciplinaridade e na perspectiva de mudança social, a mensagem final é de que o cenário exige reflexão e análise crítica, muito mais além de um uso puramente instrumental ou de previsões exageradas.

Arquivo