Um Programa de Equitação Terapêutica em Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Por Kelly O´hara (Autor), Carla Lourenç (Autor), João Velho (Autor), Ricardo Antunes (Autor), António Vicente (Autor), Júlio Martins (Autor), Aldo M Costa (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A equitação terapêutica consiste num método terapêutico baseado em princípios técnicos e pedagógicos que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e integração social (Corrêa & Nunes, 2012), sendo uma terapia adequada a pessoas com deficiência (Dias, 2014). O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da implementação de uma unidade didática de equitação terapêutica no perfil psicomotor de indivíduos com Necessidade Educativas Especiais (NEE). A unidade didática implementada foi constituída por doze aulas e participaram 7 indivíduos com NEE de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Foi utilizada a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca (1984) para avaliar o perfil psicomotor. Este estudo foi do tipo descritivo e o tratamento estatístico foi efetuado através dos somatórios, das médias e desvios padrão com o auxílio do programa Excel. Os resultados comprovam que embora não tenha havido progressão de todos os alunos para um perfil psicomotor superior, nem alcançado o nível máximo (hiperpráxico), verificou-se uma melhoria no que respeita à pontuação dos sete fatores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espácio-temporal, praxia global e praxia fina. A Tonicidade, a Noção do Corpo e a Estruturação Espácio-temporal registado uma evolução mais acentuada. Constatou-se que os indivíduos que usufruíram da unidade didática de equitação terapêutica registaram melhorias em todos os fatores psicomotores.