Um Programa de Intervenção em Educação Olímpica na Escola
Por Mary Hassandra (Autor), Marios Goudas (Autor), Antonis Hatzigeorgiadis (Autor), Yannis Theodorakis (Autor).
Em European Journal of Psychology of Education v. 22, n 2, 2007.
Resumo
O propósito deste estudo foi avaliar a eficácia de um prograa de intervenção que teve como objetivo desenvolver comportamentos de Fair-Play em um programa de Educação Olpimpica Escolar. Cento e vinte e seis alunos do quinto grau, de 4 escolas de ensino fundamental participaram deste estudo, 66 dos quais estavam no grupo experimental e 60 no grupo controle. Os resultados obtidos revelaram melhora significativa nos comportamentos de fair-play (jogo limpo), autonomia e participação no grupo. Os resultados positivos se mantiveram durante os dois mêses monitorados após a experiência. No geral, há a indicação de que os efeitos do programa de fair-play se sustentaram após a experiência. Os resultados sugerem que programas baseados em princípios aparentemente teóricos trazem resultados efetivos no desenvolvimento sóciomoral dos estudantes.