Um programa piloto de capacitação específico é capaz de aumentar a sistematização da abordagem do conteúdo lutas em aulas de educação física curricular?
Por Leandro Paiva (Autor), Jefferson Jurema (Autor), Henrique Gerson Kohl (Autor), Denis Foster Gondim (Autor), Ana Flávia dos Reis Tavares (Autor), Leonardo Vidal Andreato (Autor).
Resumo
Avaliar a efetividade de um programa de capacitação para aumentar a sistematização da abordagem do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física em Barcelos-AM. Metodologia: Dez docentes do Ensino Fundamental foram divididos em: 1) grupo intervenção, que participou de uma capacitação de curta duração voltada ao ensino das lutas na escola; e 2) grupo controle, que não recebeu nenhuma orientação durante a pesquisa. No início e no fim do ano letivo, os docentes e 30 discentes responderam a um questionário semiestruturado relacionado às lutas na Educação Física escolar. Resultados: O curso de capacitação exerceu pouca influência sobre o entendimento do corpo docente acerca da adequação do conteúdo lutas no currículo escolar e sobre o engajamento para uma efetiva sistematização da abordagem das lutas nas intervenções docentes (apesar de 60% terem relatado o alto impacto do curso). Contudo, entre os alunos, a capacitação parece ter influenciado positivamente para que as aulas envolvendo as lutas fossem experienciadas com um percentual significativo de satisfação (66,7% gostaram), além de despertar interesse para novas experiências envolvendo lutas (100% gostariam de ter outras aulas). Conclusão: O modelo proposto propiciou importantes reflexões didático-pedagógicas; porém, apresentou limitações que precisam ser repensadas para obtenção de impactos significativos.
Referências
ALENCAR, Yllah Oliveira; SILVA, Luiz Henrique; LAVOURA, Tiago Nicola; DRIGO, Alexandre Janotta. As lutas no ambiente escolar: uma proposta pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5092/3996. Acesso em: 30 jun. 2024.
ALMEIDA, Maycon Ornelas; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; LAZZAROTTI FILHO, Ari; BACKES, Ana Flávia; RODRIGUES, Heitor de Andrade. A prática pedagógica com as lutas na educação física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. e20220076, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20220076. Acesso em: 30 jun. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BECKER, Andreia Cristine; HARNISCH, Gabriela Simone; BORGES, Gustavo André. O conteúdo "lutas" nas aulas de educação física em escolas do Oeste do Paraná. Pensar a Prática, v. 24, p. e68245, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68245. Acesso em: 30 jun. 2024.
BOEHL, Walter Reyes; LIMA, Leonardo da Silva; FONSECA, Denise Grosso. (In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 69-77, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p69. Acesso em: 30 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
CISNE, Mabel Dantas Noronha; FERNANDES, Maria Petrília Rocha; BORGES, Leandro Nascimento; BARROSO, Mateus Lemos; NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre; ALMEIDA, Maria Iranilda Meneses; SOUZA, Maria Neurismar Araújo; SIMÕES, Luiza Lúlia Feitosa; FERREIRA, Heraldo Simões. Formação e prática pedagógica na Educação Física escolar: a percepção dos professores sobre a temática lutas. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, e43511125212, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25212. Acesso em: 30 jun. 2024.
CORREIA, Walter Roberto. Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 2, p. 337–344, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000200337. Acesso em: 6 jul. 2024.
COSTA JÚNIOR, Paulo; FRANCHINI, Emerson; CICCOTTI SARAIVA, Bruna T.; GOBBO, Luis A.; CASONATTO, Juliano; FERNANDES, Rômulo A.; CHRISTOFARO, Diego G. Effect of grappling and striking combat sports on pre-adolescent bone mineral. Medicina dello Sport, v. 71, n. 1, p. 65-74, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23736/S0025-7826.18.03215-5. Acesso em: 30 jun. 2024.
DIAS, E.B. Arte marcial: espetáculo, esporte e circo. Curitiba: Appris, 2019.
FABIO, Rosa A.; TOWEY, Giulia E. Cognitive and personality factors in the regular practice of martial arts. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, v. 58, n. 6, p. 933-943, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23736/S0022-4707.17.07245-0. Acesso em: 30 jun. 2024.
FERREIRA, Heraldo Simões. As lutas na Educação Física Escolar. Revista de Educação Física, v. 35, p. 36-44, 2006. Disponível em: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/428/450
Acesso em: 30 jun. 2024.
FONSECA, Joel Maurício Corrêa; FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas aulas de educação física escolar em Pelotas, Rio Grande do Sul. Pensar a Prática, v. 16, n. 2, p. 320618, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17221. Acesso em: 30 jun. 2024.
FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Ensino das lutas: reflexões e propostas de programas. São Paulo: Scortecci, 2012.
FUNAKOSHI, G. Karatê do Kyohan: Karatê do Kyohan. São Paulo: Cultrix, 2014.
HARWOOD, Anna; LAVIDOR, Michal; RASSOVSKY, Yuri. Reducing aggression with martial arts: A meta-analysis of child and youth studies. Aggression and Violent Behavior, v. 34, p. 96-101, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.avb.2017.03.001. Acesso em: 30 jun. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil /Amazonas / Barcelos. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/barcelos/panorama. Acesso em: 30 jun. 2024.
INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. Sports: summer sports/winter sports. 2021. Disponível em: https://www.olympic.org/sports. Acesso em: 30 jun. 2024.
ITO, Igor Hideki; MANTOVANI, Alessandra Madia; AGOSTINETE, Ricardo Ribeiro; COSTA JUNIOR, Paulo; ZANUTO, Edner Fernando; CHRISTOFARO, Diego Giulliano Destro; RIBEIRO, Luis Pedro; FERNANDES, Rômulo Araújo. Practice of martial arts and bone mineral density in adolescents of both sexes. Revista Paulista de Pediatria, v. 34, n. 2, p. 210-215, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.rppede.2015.09.003. Acesso em: 30 jun. 2024.
KANO, Jigoro. Energia mental e física: escritos do fundador do judô. Pensamento: São Paulo, 2008.
KIM, P.S.; SHIN, Y.H.; NOH, S.K.; JUNG, H.L.; LEE, C.D.; KANG, H.Y. Beneficial effects of judo training on bone mineral density of high-school boys in Korea. Biology of Sport, v. 30, n. 4, p. 295-299, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5604/20831862.1077556. Acesso em: 30 jun. 2024.
LACERDA-SWENDSEN, Maria Eduarda Bezerra; SWENDSEN, Edson. GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O ensino de lutas na escola: uma revisão integrativa da literatura. Mosaico - Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 15, n. 1, p. 87-94, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4338. Acesso em: 6 jul. 2024.
LIMA, George Almeida. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de Educação física da cidade de Campos Sales - CE. Temas em Educação Física Escolar, v. 6, n. 1, p. 71-86, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33025/tefe.v6i1.3094. Acesso em: 30 jun. 2024.
MATOS, José Arlen Beltrão; HIRAMA, Leopoldo Katsuki; GALATTI, Larissa Rafaela; MONTAGNER, Paulo César. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 13, n. 2, p. 117-135, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658. Acesso em: 30 jun. 2024.
MOURA, Diego Luz; SILVA JUNIOR, Ivanildo Alves Lima; ARAUJO, João Gabriel Eugênio; SOUSA, Cleyton Batista; PARENTE, Maria Larissy da Cruz. O ensino de lutas na educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a Prática v. 22, p. 51677, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51677. Acesso em: 30 jun. 2024.
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa; ALMEIDA, Luciano. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3567. Acesso em: 30 jun. 2024.
NASCIMENTO, Victor Raposo do, PINTO, Luíz Felipe Machado; ANTUNES, Marcelo Moreira. A disciplina lutas nos cursos de graduação em Educação Física: reflexões para a formação docente. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 28, n. 308, p. 53-67, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.46642/efd.v28i308.7279. Acesso em: 06 jul. 2024.
PAIM, Tiago; TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; DUEK, Viviane Preichardt; COLLET, Carine; FARIAS, Gelcemar Oliveira; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos. Inserção do conteúdo de lutas na escola: percepções de professores de educação física. Conexões, Campinas, v. 19, n. 0, p. 021039, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8663964. Acesso em: 08 jul. 2024.
PAIVA, Leandro. Luta corporal na pré-história: ensaio antropológico e histórico. Alexa Cultural: São Paulo/SP, EDUA: Manaus/AM, 2019.
PAIVA, Leandro; DE VARGAS, Fátima M. Flôres; JUSTAMAND, Michel. Luta corporal indígena: contribuições à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, v. 21, n. 2, p. 55-63, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/9359/7199. Acesso em: 16 jul. 2024.
PAIVA, Leandro; MOCARZEL, R. Rock art describing fights in Serra da Capivara National Park (Brazil). Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 24, n. 1, p. 88-97, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.14589/ido.24.1.9. Acesso em: 16 jul. 2024.
PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; MARINHO, Alcyane; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Fights at school: teaching strategies of physical education teachers. Journal of Physical Education, v. 32, p. e3226, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3226. Acesso em: 30 jun. 2024.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de Professor, v. 25, p. 1–20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20515.053. Acesso em: 30 jun. 2024.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.26441. Acesso em: 30 jun. 2024.
SCHWARTZ, Juliano; TAKITO, Monica Y.; DEL VECCHIO, Fabrício B.; ANTONIETTI, Leandro S.; FRANCHINI, Emerson. Health-related physical fitness in martial arts and combat sports practitioners. Sport Sciences for Health, v. 11, n. 2, p. 171–180, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11332-015-0220-6. Acesso em: 30 jun. 2024.
STRAYHORN, Joseph M.; STRAYHORN, Jillian C. Martial arts as a mental health intervention for children? Evidence from the ECLS-K. Children and Adolescent Psychiatry and Mental Health, v. 3, n. 1, p. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1753-2000-3-32. Acesso em: 30 jun. 2024.
SUETAKE, Vinícius Y.B.; FRANCHINI, Emerson; SARAIVA, Bruna T.C.; SILVA, Anne K.F.; BERNARDO, Aline F.B.; GOMES, Rayane L.; VANDERLEI, Luiz Carlos M.; CHRISTOFARO, Diego G.D. Effects of 9 months of martial arts training on cardiac autonomic modulation in healthy children and adolescents. Pediatric Exercise Science, v. 30, n. 4, p. 487-494, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1123/pes.2017-0083. Acesso em: 30 jun. 2024.
TWEMLOW, Stuart W.; BIGGS, Bridget K.; NELSON, Timothy D.; VERNBERG, Eric M.; FONAGY, Peter; TWEMLOW, Stephen W. Effects of participation in a martial arts–based antibullying program in elementary schools. Psychology in the Schools, v. 45, n. 10, p. 947-959, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.20344. Acesso em: 30 jun. 2024.
VIDOR, Elisabeth; REIS, Letícia Vidor de Souza. Capoeira: uma Herança Cultural Afro-brasileira. Selo Negro Editora, 2013.
WALASZEK, Robert; STERKOWICZ, Stanislaw; CHWAŁA, Wieslaw; STERKOWICZ-PRZYBYCIEŃ, Katarzyna; WALASZEK, Katarzyna; BURDACKI, Marcin; KŁYS, Artur. Assessment of the impact of regular judo practice on body posture, balance, and lower limbs mechanical output in six-year-old boys. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, v. 57, n. 12, p. 1579-1589, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23736/S0022-4707.16.06602-0. Acesso em: 30 jun. 2024.