Resumo

Avaliar a efetividade de um programa de capacitação para aumentar a sistematização da abordagem do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física em Barcelos-AM. Metodologia: Dez docentes do Ensino Fundamental foram divididos em: 1) grupo intervenção, que participou de uma capacitação de curta duração voltada ao ensino das lutas na escola; e 2) grupo controle, que não recebeu nenhuma orientação durante a pesquisa. No início e no fim do ano letivo, os docentes e 30 discentes responderam a um questionário semiestruturado relacionado às lutas na Educação Física escolar. Resultados: O curso de capacitação exerceu pouca influência sobre o entendimento do corpo docente acerca da adequação do conteúdo lutas no currículo escolar e sobre o engajamento para uma efetiva sistematização da abordagem das lutas nas intervenções docentes (apesar de 60% terem relatado o alto impacto do curso). Contudo, entre os alunos, a capacitação parece ter influenciado positivamente para que as aulas envolvendo as lutas fossem experienciadas com um percentual significativo de satisfação (66,7% gostaram), além de despertar interesse para novas experiências envolvendo lutas (100% gostariam de ter outras aulas). Conclusão: O modelo proposto propiciou importantes reflexões didático-pedagógicas; porém, apresentou limitações que precisam ser repensadas para obtenção de impactos significativos.

Referências

ALENCAR, Yllah Oliveira; SILVA, Luiz Henrique; LAVOURA, Tiago Nicola; DRIGO, Alexandre Janotta. As lutas no ambiente escolar: uma proposta pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5092/3996. Acesso em: 30 jun. 2024.

ALMEIDA, Maycon Ornelas; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; LAZZAROTTI FILHO, Ari; BACKES, Ana Flávia; RODRIGUES, Heitor de Andrade. A prática pedagógica com as lutas na educação física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. e20220076, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20220076. Acesso em: 30 jun. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BECKER, Andreia Cristine; HARNISCH, Gabriela Simone; BORGES, Gustavo André. O conteúdo "lutas" nas aulas de educação física em escolas do Oeste do Paraná. Pensar a Prática, v. 24, p. e68245, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68245. Acesso em: 30 jun. 2024.

BOEHL, Walter Reyes; LIMA, Leonardo da Silva; FONSECA, Denise Grosso. (In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 69-77, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p69. Acesso em: 30 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.

CISNE, Mabel Dantas Noronha; FERNANDES, Maria Petrília Rocha; BORGES, Leandro Nascimento; BARROSO, Mateus Lemos; NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre; ALMEIDA, Maria Iranilda Meneses; SOUZA, Maria Neurismar Araújo; SIMÕES, Luiza Lúlia Feitosa; FERREIRA, Heraldo Simões. Formação e prática pedagógica na Educação Física escolar: a percepção dos professores sobre a temática lutas. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, e43511125212, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25212. Acesso em: 30 jun. 2024.

CORREIA, Walter Roberto. Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 2, p. 337–344, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000200337. Acesso em: 6 jul. 2024.

COSTA JÚNIOR, Paulo; FRANCHINI, Emerson; CICCOTTI SARAIVA, Bruna T.; GOBBO, Luis A.; CASONATTO, Juliano; FERNANDES, Rômulo A.; CHRISTOFARO, Diego G. Effect of grappling and striking combat sports on pre-adolescent bone mineral. Medicina dello Sport, v. 71, n. 1, p. 65-74, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23736/S0025-7826.18.03215-5. Acesso em: 30 jun. 2024.

DIAS, E.B. Arte marcial: espetáculo, esporte e circo. Curitiba: Appris, 2019.

FABIO, Rosa A.; TOWEY, Giulia E. Cognitive and personality factors in the regular practice of martial arts. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, v. 58, n. 6, p. 933-943, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23736/S0022-4707.17.07245-0. Acesso em: 30 jun. 2024.

FERREIRA, Heraldo Simões. As lutas na Educação Física Escolar. Revista de Educação Física, v. 35, p. 36-44, 2006. Disponível em: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/428/450

Acesso em: 30 jun. 2024.

FONSECA, Joel Maurício Corrêa; FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas aulas de educação física escolar em Pelotas, Rio Grande do Sul. Pensar a Prática, v. 16, n. 2, p. 320618, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17221. Acesso em: 30 jun. 2024.

FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Ensino das lutas: reflexões e propostas de programas. São Paulo: Scortecci, 2012.

FUNAKOSHI, G. Karatê do Kyohan: Karatê do Kyohan. São Paulo: Cultrix, 2014.

HARWOOD, Anna; LAVIDOR, Michal; RASSOVSKY, Yuri. Reducing aggression with martial arts: A meta-analysis of child and youth studies. Aggression and Violent Behavior, v. 34, p. 96-101, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.avb.2017.03.001. Acesso em: 30 jun. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil /Amazonas / Barcelos. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/barcelos/panorama. Acesso em: 30 jun. 2024.

INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. Sports: summer sports/winter sports. 2021. Disponível em: https://www.olympic.org/sports. Acesso em: 30 jun. 2024.

ITO, Igor Hideki; MANTOVANI, Alessandra Madia; AGOSTINETE, Ricardo Ribeiro; COSTA JUNIOR, Paulo; ZANUTO, Edner Fernando; CHRISTOFARO, Diego Giulliano Destro; RIBEIRO, Luis Pedro; FERNANDES, Rômulo Araújo. Practice of martial arts and bone mineral density in adolescents of both sexes. Revista Paulista de Pediatria, v. 34, n. 2, p. 210-215, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.rppede.2015.09.003. Acesso em: 30 jun. 2024.

KANO, Jigoro. Energia mental e física: escritos do fundador do judô. Pensamento: São Paulo, 2008.

KIM, P.S.; SHIN, Y.H.; NOH, S.K.; JUNG, H.L.; LEE, C.D.; KANG, H.Y. Beneficial effects of judo training on bone mineral density of high-school boys in Korea. Biology of Sport, v. 30, n. 4, p. 295-299, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5604/20831862.1077556. Acesso em: 30 jun. 2024.

LACERDA-SWENDSEN, Maria Eduarda Bezerra; SWENDSEN, Edson. GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O ensino de lutas na escola: uma revisão integrativa da literatura. Mosaico - Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 15, n. 1, p. 87-94, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4338. Acesso em: 6 jul. 2024.

LIMA, George Almeida. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de Educação física da cidade de Campos Sales - CE. Temas em Educação Física Escolar, v. 6, n. 1, p. 71-86, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33025/tefe.v6i1.3094. Acesso em: 30 jun. 2024.

MATOS, José Arlen Beltrão; HIRAMA, Leopoldo Katsuki; GALATTI, Larissa Rafaela; MONTAGNER, Paulo César. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 13, n. 2, p. 117-135, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658. Acesso em: 30 jun. 2024.

MOURA, Diego Luz; SILVA JUNIOR, Ivanildo Alves Lima; ARAUJO, João Gabriel Eugênio; SOUSA, Cleyton Batista; PARENTE, Maria Larissy da Cruz. O ensino de lutas na educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a Prática v. 22, p. 51677, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51677. Acesso em: 30 jun. 2024.

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa; ALMEIDA, Luciano. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3567. Acesso em: 30 jun. 2024.

NASCIMENTO, Victor Raposo do, PINTO, Luíz Felipe Machado; ANTUNES, Marcelo Moreira. A disciplina lutas nos cursos de graduação em Educação Física: reflexões para a formação docente. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 28, n. 308, p. 53-67, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.46642/efd.v28i308.7279. Acesso em: 06 jul. 2024.

PAIM, Tiago; TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; DUEK, Viviane Preichardt; COLLET, Carine; FARIAS, Gelcemar Oliveira; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos. Inserção do conteúdo de lutas na escola: percepções de professores de educação física. Conexões, Campinas, v. 19, n. 0, p. 021039, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8663964. Acesso em: 08 jul. 2024.

PAIVA, Leandro. Luta corporal na pré-história: ensaio antropológico e histórico. Alexa Cultural: São Paulo/SP, EDUA: Manaus/AM, 2019.

PAIVA, Leandro; DE VARGAS, Fátima M. Flôres; JUSTAMAND, Michel. Luta corporal indígena: contribuições à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, v. 21, n. 2, p. 55-63, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/9359/7199. Acesso em: 16 jul. 2024.

PAIVA, Leandro; MOCARZEL, R. Rock art describing fights in Serra da Capivara National Park (Brazil). Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 24, n. 1, p. 88-97, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.14589/ido.24.1.9. Acesso em: 16 jul. 2024.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; MARINHO, Alcyane; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Fights at school: teaching strategies of physical education teachers. Journal of Physical Education, v. 32, p. e3226, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3226. Acesso em: 30 jun. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de Professor, v. 25, p. 1–20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20515.053. Acesso em: 30 jun. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.26441. Acesso em: 30 jun. 2024.

SCHWARTZ, Juliano; TAKITO, Monica Y.; DEL VECCHIO, Fabrício B.; ANTONIETTI, Leandro S.; FRANCHINI, Emerson. Health-related physical fitness in martial arts and combat sports practitioners. Sport Sciences for Health, v. 11, n. 2, p. 171–180, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11332-015-0220-6. Acesso em: 30 jun. 2024.

STRAYHORN, Joseph M.; STRAYHORN, Jillian C. Martial arts as a mental health intervention for children? Evidence from the ECLS-K. Children and Adolescent Psychiatry and Mental Health, v. 3, n. 1, p. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1753-2000-3-32. Acesso em: 30 jun. 2024.

SUETAKE, Vinícius Y.B.; FRANCHINI, Emerson; SARAIVA, Bruna T.C.; SILVA, Anne K.F.; BERNARDO, Aline F.B.; GOMES, Rayane L.; VANDERLEI, Luiz Carlos M.; CHRISTOFARO, Diego G.D. Effects of 9 months of martial arts training on cardiac autonomic modulation in healthy children and adolescents. Pediatric Exercise Science, v. 30, n. 4, p. 487-494, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1123/pes.2017-0083. Acesso em: 30 jun. 2024.

TWEMLOW, Stuart W.; BIGGS, Bridget K.; NELSON, Timothy D.; VERNBERG, Eric M.; FONAGY, Peter; TWEMLOW, Stephen W. Effects of participation in a martial arts–based antibullying program in elementary schools. Psychology in the Schools, v. 45, n. 10, p. 947-959, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.20344. Acesso em: 30 jun. 2024.

VIDOR, Elisabeth; REIS, Letícia Vidor de Souza. Capoeira: uma Herança Cultural Afro-brasileira. Selo Negro Editora, 2013.

WALASZEK, Robert; STERKOWICZ, Stanislaw; CHWAŁA, Wieslaw; STERKOWICZ-PRZYBYCIEŃ, Katarzyna; WALASZEK, Katarzyna; BURDACKI, Marcin; KŁYS, Artur. Assessment of the impact of regular judo practice on body posture, balance, and lower limbs mechanical output in six-year-old boys. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, v. 57, n. 12, p. 1579-1589, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23736/S0022-4707.16.06602-0. Acesso em: 30 jun. 2024.

Acessar