Um Raio-X da Produção do Conhecimento Sobre Educação Física Escolar: Análise de Periódicos de 2006 a 2012
Por Mayrhon José Abrantes Farias (Autor), Thainá Rodrigues de Moura Praça (Autor), Tayanne da Costa Freitas (Autor), Marisa Mello de Lima (Autor), Leticia Rodrigues Teixeira e Silva (Autor), Nadson Santana Reis (Autor), Ingrid Dittrich Wiggers (Autor).
Em Movimento v. 21, n 3, 2015. Da página 831 a 845
Resumo
831-845
O objetivo do trabalho é analisar tendências da pesquisa em Educação Física Escolar no Brasil. Desenvolveu-se revisão sistemática em periódicos nacionais, de 2006 a 2012. A produção dessa área representa apenas 16,20% do total de artigos publicados. Entre os delineamentos, pesquisas bibliográficas e de campo se destacaram. Os estudos de enfoque diagnóstico se sobressaíram. Observa-se ainda uma tendência de crescimento em estudos de intervenção pedagógica, tal como no cenário internacional. Considerando a relevância social da Educação Física Escolar, faz-se necessário fomentar políticas de pesquisa e pós-graduação que atendam às especificidades da área.