Resumo

ANO SATORI, preparador da equipe olímpica alemã-ocidental de Natação estêve entre nós. Veio a convite da Diretoria de esportes de Minas Gerais e trouxe consigo três campeões de projeção internacional: Uta Frommater, de 17 anos, medalha de bronze no México no revezamento 4 estilos, e quarta colocada na prova individual de 100 m nado de peito. É uma das melhores estilistas do mundo e está em ascensão, talvez até aos Jogos Olímpicos de München. Adreas Weber, garôto de 16 anos, o fita-azul europeu infanta-juvenil que é a esperança alemã em München com seus 55 seg. nos 100 m e seu estilo já bastante aprimo-rado. Por último Wener Freitag, campeão de golfinho entre os melhores do mundo, participou de dois Jogos Olímpicos (Tóquio e Cidade do México), e perfeito estilista. 

Satori é catedrático de Natação do instituto de Educação Física em Mainz onde prepara futuros técnicos na forma acadêmica de estudos superiores, motivo por que foi escolhido a nos transmitir o que de mais moderno existe na arte de preparar campeões.

Suas conferências foram gravadas e serão publicadas em tempo oportuno. Neste artigo pretende-se apresentar apenas o que vem à memória e o que pode ter interêsse geral dos muitos ensinamentos que nos trouxe. Fato relevante foi o de que Satori pertence aos que consideram a técnica avançada da Natação, quer praticada pelos grandes campeões, quer ensinada pelos grandes técnicos, uma arte. Como tal, cada artista tem suas peculiaridades que naturalmente não podem fugir dos fundamentos científicos básicos, mas que explicam pequenas variações de um para o outro. 
 

Arquivo