Um Time Show de Bola (2013): Uma Animação Como Crítica à Mercantilização do Futebol
Por Marcus Vinicius Costa Lage (Autor).
Resumo
Resenha do filme Um time show de bola (2013), de Juan José Campanella
Referências
CAMPERO, Agustín. Nuevo Cine Argentino: de Rapado a Historias extraordinárias. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, s/d.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: formação de futebolistas no Brasil e na França. SP: Aderaldo & Rothschild Ed., Anpocs, 2007.
DAMO, Arlei Sander. O futebol tem futuro nas ciências humanas brasileiras? In: Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, II, Belo Horizonte, 2016. Disponível em goo.gl/nfNOVv. Acesso em 24 jan. 2017.
FONTANARROSA, Roberto. Memorias de un wing derecho. In: El mundo ha vivido equivocado. Buenos Aires: Ediciones de la flor, 1985, f. 1-2. Disponível em goo.gl/IFnc9s. Acesso em 24 jan. 2017.
GARTON, Gabriela. “Memorias”, machos y mujeres en Metegol de Juán José Campanella y Eduardo Sacheri. In: Jornadas de Sociología, XI, Buenos Aires, 2015, f. 1-15. Disponível em goo.gl/kACwg4. Acesso em 24 jan. 2017.
INFOTECHNOLOGY. Campanella cuenta como se hizo Metegol. InfoTechnology, 19 jun. 2013. Disponível em goo.gl/7.MoUzt. Acesso em 24 jan. 2017.
MELO, Victor Andrade de. Futebol e cinema: duas paixões, um planeta. In: MELO, Victor Andrade de; ALVITO, Marcos (org.). Futebol por todo o mundo: diálogos com o cinema. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006, p. 9-26.
PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte-espetáculo e futebol-empresa. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, 1998.
RUALES, Andrés Lasso. Eduardo Sacheri: um camisa cinco fantástico e um romancista de futebol melhor ainda. Trivela, 26 jan. 2015. Disponível em goo.gl/0VuKEp. Acesso em 24 jan. 2017.
VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte e sociedade, segundo Theodor W. Adorno. Constelaciones – Revista de Teoria Crítica, v. 3, n. 3, dez. 2011, p. 257-268. Disponível em goo.gl/9UKvEq. Acesso em 25 jan. 2017.