Uma Abordagem Pedagógica Sobre as Alterações Posturais de Estudantes na Faixa Etária de 7 a 14 Anos de Uma Escola Pública do Município de Castanhal – PA
Por José Nazareno Abraçado Henriques (Autor), Valdemir da Cruz Pinho Júnior (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Ao longo da história do homem, a Educação tem levantado uma questão fundamental: que tipo de homem e de sociedade se pretende formar? É sabido que cada época histórica forja a sua imagem ideal de homem e sociedade, que engloba também a anti-imagem, ou seja, aquilo que a sociedade não aceita como padrão de comportamento de seus membros. Essa tem sido uma das indagações constantes realizadas em todas as épocas da história da humanidade, seja pela Sociologia, Filosofia, Antropologia, Psicologia, entre outros campos da ciência e de produção humana que buscaram e buscam responder uma problemática nem sempre simples ou fácil de ser elucidada.O interesse pela presente pesquisa surgiu no exercício da docência em Educação Física, que apontou para a necessidade da realização de um diagnóstico da prevalência de alterações posturais e da importância desta disciplina pedagógica, no Ensino Fundamental público. Para isso, realizou-se uma investigação cujo campo foi uma escola municipal de Castanhal, Pará.