Uma Abordagem Sobre Saúde em Aulas de Educação Física Para a Educação de Jovens e Adultos
Por Katia Regina Xavier da Silva (Autor), Gabriel Mendonça de Oliveira (Autor), Matheus Siciliamo Menezes de Medeiros (Autor), Juliana França da Costa (Autor), Diego da Silva Sodré (Autor).
Resumo
A Educação Física deve considerar a formação integral, a aprendizagem ao longo da vida e a produção de conhecimentos por parte dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente relato teve como objetivo: compartilhar reflexões oriundas de encontros na EJA, realizados no primeiro semestre de 2019, que versaram sobre a temática saúde, em aulas de Educação Física do Colégio Pedro II. A saúde é um rico objeto de conhecimento e problematização da vida, o que justifica a experiência pedagógica ser analisada sob o ponto de vista qualitativo. Como resultados, observou-se boa receptividade dos estudantes com relação aos conteúdos e estratégias de ensino e o respeito às diferenças foi destacado como algo a ser considerado. A abordagem se mostrou profícua, sob o ponto de vista da relação dos assuntos com o cotidiano e da atribuição de sentidos e significados, referentes à adoção de estilos de vida saudáveis.