Resumo

O Brasil passa por um momento de grande repercussão internacional, sendo considerado um país emergente e com uma economia em crescimento transcendendo para um desenvolvimento para vários setores. Com essa exposição midiática conseguiu captar uma série de eventos internacionais, entre eles eventos esportivos e consequentemente ampliando o segmento do turismo no mesmo setor, como por exemplo, a Copa das Confederações da FIFA. Através da teoria dos campos de Pierre Bourdieu, utiliza-se para investigar o campo esportivo a qual está inserido todo o espetáculo esportivo futebolístico, realizando reflexões através do jogo de interesse e disputas dentro de um viés economicista.

REFERÊNCIAS

Bourdieu. P. Algumas propriedades dos campos. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro, 1983a.

Bourdieu, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: Ortiz, Renato (Org.). Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983b, p. 82. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, n. 39)

Bourdieu, P. Como é possível ser esportivo. In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983c.

Bordieu, P. Da regra às estratégias. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Bordieu, P. O campo econômico: a dimensão simbólica da dominação. Campinas, Papirus, 2000.

Boltanski, L. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 1987.

Hirata, E. Análise da mercantilização do futebol sob a luz de Pierre Bourdieu (1980-2010). In: XIV Encontro Regional da ANPUH Rio Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Anpuh Associação Nacional de História, Rio de Janeiro: Unirio, 2010.

Acessar