Resumo

Em todo e qualquer mercado, o desempenho humano representa uma variável presente em todos os âmbitos da gestão, uma vez que todas as atividades são realizadas por um indivíduo. Para que a gestão de pessoas seja bem feita, existem inúmeros conceitos teóricos que podem embasar a forma como uma empresa se relaciona com seus empregados. No esporte brasileiro, a gestão ainda é deficiente, problema que vem se modificando ao longo do tempo, mas continua existindo perceptivelmente, sobretudo se comparado à gestão esportiva em outros países. Em meio a esta problemática, o voleibol assume um papel de referência no meio esportivo devido à gestão estruturada de suas atividades. Tendo em vista o desempenho da gestão da modalidade, este trabalho visou verificar como um clube de voleibol administra a mão-de-obra que utiliza através de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, em que o objeto de estudo foi um clube do Estado de São Paulo que compete nos principais campeonatos do país, como, por exemplo, a Super Liga Brasileira de Voleibol. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com alguns colaboradores e gestores do clube, da observação direta, além de dados secundários obtidos em web sites e outros documentos. Como resultado, foi possível verificar como a entidade esportiva gere o capital humano mesmo sem que haja um departamento de recursos humanos em seu organograma, analisando a presença de fundamentos teóricos e o desempenho do clube nessa área da administração, a gestão de pessoas.

Referências

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Bojikian, J. C. M., & Bojikian, L. P. (2008). Ensinando voleibol. São Paulo: Phorte.

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