Resumo

INTRODUÇÃO 
Ginástica Aeróbica (GA) pode ser entendida como urna prática de atividade física que tem como característica geral a execução de exercícios predominantemente aeróbicos ritmados acompanhados por música, formando coreografias com passos característicos da dança e alongamentos para a melhoria e manutenção da condição física e por conseguinte, do bem estar do individuo. Ao praticar GA. o indivíduo tende a criar novos hábitos em seu estilo de vida, propiciando sensações positivas em sua vida. (QUITZAU, 2019; MADEIRA et al., 2018). 
OBJETIVO Analisar a influência da prática da GA sobre o bem estar de mulheres da cidade de Altamira. MÉTODO 
Trata-se de urna pesquisa de campo, com objetivo descritivo e abordagem quantitativa (GIL, 2008; TEIXEIRA, 2010). A amostra deste estudo é categorizada como não probabilistico por conveniência (GIL, 2008), e foi composta por 50 mulheres com idades entre 30 e 50 anos, todas moradoras da cidade de Altamira-PA. 
A coleta de dados foi realizada através do instrumento "Pentáculo do bem estar" que é um questionário auto avaliativo capaz de demonstrar graficamente o estilo de vida da pessoa, aplicado antes e após a intervenção com 16 aulas de ginásticas, durante 2 meses, Os resultados foram avaliados de forma geral e por componentes e classificados através dos escores da média, sendo: Negativo (O e 0,99); corno regular (1 e 1,99); e corne positivo (= ou > 2.00) (NAHAS. DE BARROS e FRANCALACCI, 2000), O método de análise dos dados consistiu na estatística descritiva, como suporte foi utilizado o programa Microsoft ExCel. 

Acessar Arquivo