Uma Analise da Influência da Ginástica Aerõbica Sobre o Bem Estar de Mulheres
Por Claudinei Pereira Pinto (Autor), Edna Ferreira Coelho Galvão (Autor), José Robertto Zaffalon Júnior (Autor), Jorge Fanas de Oliveiral (Autor), Gileno Edu Lameira de Meio (Autor), Rosângela Lima da Silva (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO
Ginástica Aeróbica (GA) pode ser entendida como urna prática de atividade física que tem como característica geral a execução de exercícios predominantemente aeróbicos ritmados acompanhados por música, formando coreografias com passos característicos da dança e alongamentos para a melhoria e manutenção da condição física e por conseguinte, do bem estar do individuo. Ao praticar GA. o indivíduo tende a criar novos hábitos em seu estilo de vida, propiciando sensações positivas em sua vida. (QUITZAU, 2019; MADEIRA et al., 2018).
OBJETIVO Analisar a influência da prática da GA sobre o bem estar de mulheres da cidade de Altamira. MÉTODO
Trata-se de urna pesquisa de campo, com objetivo descritivo e abordagem quantitativa (GIL, 2008; TEIXEIRA, 2010). A amostra deste estudo é categorizada como não probabilistico por conveniência (GIL, 2008), e foi composta por 50 mulheres com idades entre 30 e 50 anos, todas moradoras da cidade de Altamira-PA.
A coleta de dados foi realizada através do instrumento "Pentáculo do bem estar" que é um questionário auto avaliativo capaz de demonstrar graficamente o estilo de vida da pessoa, aplicado antes e após a intervenção com 16 aulas de ginásticas, durante 2 meses, Os resultados foram avaliados de forma geral e por componentes e classificados através dos escores da média, sendo: Negativo (O e 0,99); corno regular (1 e 1,99); e corne positivo (= ou > 2.00) (NAHAS. DE BARROS e FRANCALACCI, 2000), O método de análise dos dados consistiu na estatística descritiva, como suporte foi utilizado o programa Microsoft ExCel.