Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo Enquanto Área Multidisciplinar
Por Leandro Mazzei (Autor), Nara Silveira de Oliveira (Autor), Ary José Rocco Jr. (Autor), Flávia da Cunha Bastos (Autor).
Resumo
A Indústria do Esporte possui números consideráveis e seu impacto social, cultural e econômico são expressivos no Brasil e no mundo. O marketing executa ações de criação, promoção e fornecimento de produtos e serviços e aplica técnicas que visam influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda do consumo. De forma estratégica, o marketing pode ser fundamental para o crescimento das organizações de determinado segmento. O objetivo deste artigo esteve na avaliação da produção científica em Marketing Esportivo no Brasil. Utilizando-se de um banco de dados abrangente e considerando que o Marketing Esportivo está presente em um contexto multidisciplinar da Gestão do Esporte. Concluiu-se um baixo número de artigos publicados nos periódicos brasileiros com esta temática e em termos gerais sinalizam abordagens primárias ou abordagens descritivas, além de uma predominância de "Ensaios" e temáticas relacionadas com o segmento Promoção da Indústria do Esporte. Tal fato abre grande perspectiva para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o Marketing Esportivo e as possibilidades são inúmeras. Independente do quadro atual, a necessidade da aplicação de conceitos do marketing no esporte é vigente, principalmente pela pressão por bons resultados esportivos e econômicos das organizações esportivas. Este artigo apresentou um retrato da produção científica em Marketing Esportivo no Brasil e identificou algumas lacunas que podem ser mais exploradas por pesquisadores interessados neste tema.