Resumo

A partir da análise da produção científica sobre os temários inter-relacionais do universo circense e da Educação Física escolar, este estudo objetiva analisar as potencialidades das atividades circenses no processo de formação de alunos e professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, perscrutando trabalhos relevantes na área publicados nos últimos dez anos. A literatura consultada indica que o trato pedagógico destas atividades podem auxiliar no desenvolvimento dos aspectos biodinâmico, artístico, afetivo e sociais dos sujeitos, o que caracteriza o circo como um completo e complexo objeto de ensino e aprendizagem. Do mesmo modo, amplia o conhecimento docente para o ensino. No entanto, foi verificado que a ausência de formação sistematizada e, por vez, interesse docente, somada a ausência de estrutura física e escassez de materiais, torna o ensino dificultoso. Relevamos o potencial das atividades circenses no âmbito da Educação Física mediante a oportunidade de formação continuada e formação docente para proposição de conteúdo e estratégias pedagógicas diversificados.

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