Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a concepção que os formandos em Educação Física têm do fenômeno Dançar, por meio da interpretação das descrições de linguagens gestuais e verbais que estes revelam em suas vivências na disciplina Dança nas aulas da graduação em Educação Física. Por meio de uma análise fenomenológica do ato de Dançar, busca-se ainda compreender a relação do Dançar com a corporeidade apresentada por estes sujeitos. Para a coleta dos dados, foram filmadas algumas vivências dos alunos do curso de Educação Física, na disciplina Dança, e posteriormente apresentado a eles, uma pergunta geradora: O que é Dançar para você? Numa abordagem qualitativa a trajetória metodológica é detalhada em três momentos: a descrição, a redução e a interpretação dos discursos dos sujeitos, desvelando o real que está sempre ocultado por posturas ideológicas. Esta investigação partiu do questionamento do autor com a Dança em sua própria vida, a qual era vista como um mito em sua formação pessoal e posteriormente profissional, desde a educação escolar até a universitária. Ao desmitificar a Dança, o autor despertou-se para este estudo que, apoiado na fenomenologia, reflete sobre a percepção corporal de forma geral e ao ato de Dançar. Investiga a Dança como manifestação da humanidade em seus contextos históricos, sociais e educacionais detendo-se em Rudolf Laban, que apresenta o movimento como arte essencial na formação humana por meio da Dança-Educação. A partir desta investigação, juntamente à concepção da Dança contemporânea, o pesquisador constrói o conteúdo curricular da disciplina Dança no curso de graduação em Educação Física, que após sua aplicação busca refletir sobre o tema, possibilitando aos alunos/formandos desta área, a compreensão deste fenômeno como educação, como percepção da sua corporeidade, da sua sensibilidade, estimulando sua criatividade, além de discutir valores éticos, morais e sociais.