Uma Análise Inicial Sobre a Profissão de Jogadora de Futebol: Trajetórias, Dificuldades, Histórias de Vida e Migração de Algumas Jogadoras do Foz Cataratas Futebol Clube
Por Mariane da Silva Pisani (Autor).
Parte de Mulheres na área: Gênero, Diversidade e Inserções no Futebol . páginas 35
Resumo
1. Introdução
No começo do ano de 2007, iniciei minha participação no NAVI/GAUM – Núcleo de Antropologia Audiovisual/ Grupo de Antropologia Urbana e Marítima, orientada pela professora Carmen Silvia Rial. Ao longo desses anos em que estive no NAVI, enquanto bolsista de iniciação científica, tive a oportunidade de participar de inúmeros debates, minicursos, seminários, mostra de filmes e simpósios promovidos pelo Núcleo sobre estudos da imagem, alimentação, mulheres antropólogas e futebol.
Auxiliando a professora Carmen Rial em suas pesquisas sobre os futebolistas, mais especificamente sobre o assunto a respeito da circulação (RIAL, 2008) dos jogadores brasileiros de futebol pelo exterior, aos poucos fui conhecendo e me interessando mais pelo tema. Ainda no NAVI, tive contato com os trabalhos de outros pesquisadores do núcleo, entre eles os de Matias Gódio (2010), Fernando Bitencourt (2009) e Maycon de Melo (2008), que abordam o assunto futebol sob diferentes perspectivas.