Uma Análise nos Códigos de Pontuação dos Elementos de Flexibilidade na Ginástica Artística e na Ginástica Rítmica
Por Massaro I (Autor), Pizzol V (Autor), Toledo E (Autor).
Em IV Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição - SIGARC
Resumo
É perceptível maior incidência de elementos de fl exibilidade, em séries de Ginástica Rítmica (GR) se comparadas às de Ginástica Artística (GA) de solo, devido às diferentes exigências das modalidades, apesar de conter elementos de fl exibilidade idênticos nesses esportes gímnicos com valorações distintas. Objetivou-se nessa pesquisa de caráter documental, identifi car os elementos de fl exibilidade semelhantes e analisar suas pontuações nos respectivos Códigos de Pontuação - CPs (FIG, 2015a; FIG, 2015b). Constatou-se que apesar da GR e da GA terem elementos de fl exibilidade semelhantes, a GR possui em seu CP uma maior diversidade e quantidade de elementos corporais que utilizam maior amplitude articular e já na GA, essa maior diversidade e quantidade reside nos elementos acrobáticos (exigindo mais a capacidade física força). Com uma análise mais precisa dos elementos semelhantes, diagnosticou-se que o elemento Butterfl y, na GA vale 0.30, e na GR vale 0.50; O elemento Salto Anel (Ring Jump), vale na GA 0.20, e na GR 0.40; E o Giro Simples em Attittude e o Giro do Escorpião, ambos valem na GA 0.20, e na GR 0.30. Concluímos que a prevalência de elementos de fl exibilidade ocorre mais na GR, em relação à GA, por alguns fatores: a) maior quantidade e diversidade de elementos que possuem maior amplitude articular, com grande variabilidade de valoração; b) as combinações de fl exibilidade e força em elementos ginásticos são mais fáceis de serem executadas na GA (que é uma modalidade que exige mais a capacidade física força), portanto, na GR valem mais e são mais usadas, e como na GA são executadas com maior facilidade, acabam valendo menos; c) na GA há maior valoração e exigências de quantidade de elementos acrobáticos, que em sua maioria, não utilizam grande amplitude articular.