Uma Análise Sobre Antecedentes das Intenções Comportamentais de Torcedores de Futebol em Pernambuco
Por Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva (Autor), Yves Miranda (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor), Marcos Antonio Barros Filho (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 11, n 3, 2022.
Resumo
Objetivo do estudo: analisar a influência do ser sócio, das variáveis sociodemográficas e a percepção do preço dos ingressos nas intenções comportamentais de torcedores dos clubes de Futebol de Pernambuco.
Metodologia/Abordagem: estudo de abordagem quantitativa, do tipo observacional. A amostra foi composta por 196 torcedores dos clubes de Pernambuco. O instrumento utilizado é composto pelas dimensões: ser sócio, perfil sociodemográfico, percepção do preço dos ingressos e intenções comportamentais. As variáveis foram mensuradas a partir de medidas categóricas, ordinais e escalares. Os itens que correspondem às intenções comportamentais foram medidos através da escala multi-itens do tipo Likert com sete alternativas. Os dados foram tabulados e analisados no software SPSS 24.0, utilizou-se análises descritivas e uma regressão linear múltipla para avaliar a significância estatística dos antecedentes.
Originalidade/Relevância: A análise das intenções comportamentais de seus torcedores é primordial para os clubes. É perceptível um declínio na presença de torcedores no estádio e envolvimento com o clube, logo, torna-se válido um levantamento sobre a influência do ser sócio, perfil sociodemográfico dos espectadores e preço dos ingressos nas intenções comportamentais, somada a escassez de investigações acerca da temática no Brasil.
Principais resultados: O modelo global foi válido, influenciando as intenções comportamentais em 20,8%. Acerca das dimensões, o perfil sociodemográfico não exerceu nenhuma influência estatisticamente significativa, entretanto o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos apresentaram significância estatística (p < 0,05).
Contribuições teóricas/metodológicas: Comprovou-se que o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos constituem-se em dimensões que afetam diretamente as intenções comportamentais.