Resumo

Objetivo do estudo: analisar a influência do ser sócio, das variáveis sociodemográficas e a percepção do preço dos ingressos nas intenções comportamentais de torcedores dos clubes de Futebol de Pernambuco.
Metodologia/Abordagem: estudo de abordagem quantitativa, do tipo observacional. A amostra foi composta por 196 torcedores dos clubes de Pernambuco. O instrumento utilizado é composto pelas dimensões: ser sócio, perfil sociodemográfico, percepção do preço dos ingressos e intenções comportamentais. As variáveis foram mensuradas a partir de medidas categóricas, ordinais e escalares. Os itens que correspondem às intenções comportamentais foram medidos através da escala multi-itens do tipo Likert com sete alternativas. Os dados foram tabulados e analisados no software SPSS 24.0, utilizou-se análises descritivas e uma regressão linear múltipla para avaliar a significância estatística dos antecedentes.
Originalidade/Relevância: A análise das intenções comportamentais de seus torcedores é primordial para os clubes. É perceptível um declínio na presença de torcedores no estádio e envolvimento com o clube, logo, torna-se válido um levantamento sobre a influência do ser sócio, perfil sociodemográfico dos espectadores e preço dos ingressos nas intenções comportamentais, somada a escassez de investigações acerca da temática no Brasil.
Principais resultados: O modelo global foi válido, influenciando as intenções comportamentais em 20,8%. Acerca das dimensões, o perfil sociodemográfico não exerceu nenhuma influência estatisticamente significativa, entretanto o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos apresentaram significância estatística (p < 0,05).
Contribuições teóricas/metodológicas: Comprovou-se que o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos constituem-se em dimensões que afetam diretamente as intenções comportamentais.

Acessar