Resumo

O presente trabalho buscou analisar as possíveis contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação do professor reflexivo na Educação Física, tendo como corpus de investigação as atividades desenvolvidas no subprojeto do PRP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte. Para apreender a realidade empírica, realizou-se uma pesquisa de campo, com uso da abordagem qualitativa, juntamente com o método estudo de caso, realizado com os residentes do subprojeto mencionado acima. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário on-line, contendo perguntas abertas, elaborado pelo aplicativo Google Forms. Os resultados demonstraram que o PRP reorganizou a inserção dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física no espaço escolar, proporcionando uma vivência mais enriquecedora com as atividades docentes durante a formação inicial, resultando, assim, em uma maior aproximação com o futuro espaço de atuação profissional, as escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Diante do estudo, foi possível concluir que o PRP possibilitou aos residentes do curso de licenciatura em Educação Física uma formação docente que discute a prática profissional dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva, mediada pelo diálogo e a troca de conhecimentos e experiências profissionais entre os docentes orientadores, os preceptores e os residentes.

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