Resumo

O artigo apresenta como problemática analisar o processo de popularização e disseminação do futebol no Brasil, traçando um olhar a partir do estado de São Paulo. Para tanto, objetivou-se um exame histórico tendo como base três pressupostos: a) a criação dos clubes de futebol na cidade de São Paulo foi um processo importante para sua popularização; b) a construção das estradas de ferro para o interior paulista foi decisiva para a disseminação do futebol em terras Bandeirantes; c) o rádio como principal instrumento comunicador de massa foi um elemento grave para a difusão dessa modalidade esportiva por meio das primeiras transmissões dos jogos. Empreendeu-se uma revisão bibliográfica com o escopo de perscrutar a literatura, e assim de acordo com esse levantamento teórico elucidar os temas de investigação aqui expostos. Deste modo, verificou-se dentro dessas perspectivas que todos esses movimentos históricos foram motores elementares para a popularização e disseminação do futebol no estado de São Paulo, destacando que a pluralidade econômica, social, étnica e cultural, diferenças entre classes, transformações estruturais e sociais, além da revolução dos meios de comunicação foram pontos chave que estão intimamente ligados a esses processos

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