Uma Andorinha Só Não Faz Verão: a Integração do Educador Físico na Rede de Suporte Social de Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade: Discussões a Partir de Um Curso de Educação Continuada
Por Heliana Castro Alves (Autor), Aline Dessupoio Chaves (Autor), Daniela Tavares Gontijo (Autor).
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar os conteúdos discutidos e observados durante um curso de capacitação direcionado para educadores físicos de um programa social, sobre a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os dados foram coletados a partir de diário de bordo e grupo focal e analisados utilizando análise temática de conteúdo. Conclui-se que temas relacionados à vulnerabilidade social devem ser levados em consideração no processo de reformulação das propostas de formação básica e continuada para profissionais em formação ou no exercício de sua prática, possibilitando a compreensão da função do educador e de programas sociais na integração entre a rede de suporte social e esse público.