Uma Avaliação da Correlação Entre o Estado de Atenção e o Desempenho de Crianças com Idade Entre 5 a 7 Anos em Realizar Tarefas Lógico-matemática
Por Aline Rosa (Autor), Thaís Silvestre (Autor), Fabrício Bruno Cardoso (Autor), Heron Beresford (Autor).
Em Ulbra e Movimento - Revista de Educação Física v. 1, n 1, 2010.
Resumo
A atenção possui um papel importante no cotidiano de cada indivíduo, pois, é através dela que interagimos com o ambiente respondendo aos estímulos solicitados pelo meio, além de auxiliar na organização dos processos mentais. Objetivo: No presente artigo se teve como objetivo avaliar a correlação entre o estado de atenção com o desempenho de crianças, com idade entre 5 a 7 anos, em cumprir uma tarefa lógico-matemática. Metodologia: Nesta pesquisa se utilizou o método de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo acerca do fenômeno estudado, tendo sido utilizadas como estratégias o Teste de Processamento Mental e o Teste Gestaltico Visomotor de Bender - B-SPG. Conclusão: Concluiu-se que há correlação entre duas variáveis especificadas, ou seja, atenção e desempenho em cumprir uma tarefa lógico-matemática e, ainda, que a dificuldade nesse tipo de tarefa deve-se, em parte, à baixa capacidade de atenção e a pouca concentração.