Resumo

Os adolescentes, numa fase tão conturbada, do ponto de vista físico, psíquico, moral e social das suas vidas, muitas vezes acabam se envolvendo em situações de risco, como o consumo e tráfico de drogas, roubos, e até mesmo homicídios. Para evitar isto, necessitam de uma educação moral adequada, possibilitando-os discernir o certo do errado, o justo do injusto. Entretanto, a educação moral deve ser atrativa. Neste sentido, o desporto tem sido considerado como um meio eficaz de promoção de valores e formação moral para crianças e adolescentes, pois se pode desenvolver, através de sua prática, a cooperação, o respeito aos adversários, a tolerância à dificuldade dos outros, a honestidade, a solidariedade, o sentido de grupo, a justiça, o respeito às regras, e diversos outros valores que são intrínsecos ao desporto. Sendo assim, diversos projetos sociais têm utilizado o desporto como meio de formação de jovens em situações de risco social. Neste contexto, firmou-se como objetivo geral deste estudo avaliar o índice de competência moral de adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 13 a 15 anos de idade, praticantes de diversas modalidades desportivas no Projeto Crescendo com o Esporte, da Prefeitura Municipal de Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brasil. Para isto, foi utilizado como instrumento de avaliação o MJT_xt (Moral Judgment Test extended), elaborado por Lind (1978), e traduzido e validado para o contexto brasileiro por Bataglia (2001). Foram estudados 97 adolescentes, praticantes de futsal, handebol, natação e muay thai. Destes, 35% obtiveram um C Score baixo (1 a 9), 58% alcançaram um índice C médio (10 a 29), 6% tiveram o C Score alto (30 a 49) e apenas 1% obteve um índice C muito alto (50 ou mais). Observou-se que os adolescentes de 13 e 14 anos obtiveram um C Score superior aos de 15 anos (p < 0,01). Os adolescentes que praticam desporto coletivo tiveram certa tendência a apresentarem um C Score superior aos que praticam desporto individual, no entanto, as diferenças não foram significativas. Os praticantes de desporto com contato físico também obtiveram um índice C superior aos que praticam desporto sem contato físico (p < 0,03). Os dados obtidos sugerem que, o desporto é grande promotor de valores em potência, principalmente os coletivos e com contato físico, entretanto, é xviii necessário que este seja ministrado por profissionais que tenham a formação moral como objetivo principal, pois, pelo contrário, a prática desportiva poderá atrapalhar o desenvolvimento moral, ou até mesmo influenciar a regressão moral. 

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