Uma Cartografia em Dança Entre Calçadas Portuguesas: o Direito Aos Espaços da Cidade
Por Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz (Autor).
Resumo
O objetivo deste artigo é compartilhar o processo de criação no espaço cênico urbano por meio de inserções de dança na cidade e na produção de videodança. Trata-se, sobretudo da dialética entre uma cartografia em dança e as pedras portuguesas tendo em vista suas interfaces, poéticas e práticas em que os espaços do corpo e os espaços urbanos se encontram. As questões norteadoras transitam entre as interfaces, poéticas e práticas em que os espaços do corpo e os espaços da cidade se encontram. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que o processo criativo é o mesmo processo investigativo baseado na prática do sujeito a se narrar em diálogo com mesmo sujeito que existe inserido da cidade. A metodologia consiste na inserção do corpo performático em dança nos espaços urbanos, em específico nas calçadas portuguesas nas cidades de Belo Horizonte/MG e Itajaí/SC, por meio do Projeto Dança na Mochila (PDM) do Programa de Dança Experimental e do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança ambos da UFMG. A pesquisa está em processo e até aqui a experiência e a percepção nos espaços das calçadas portuguesas em cena, numa mão dupla, entre o corpo em dança e o corpo em cidade, tem apontado para o atravessamento e um transbordamento tanto na obra dançada no local como na obra em videodança ( https://youtu.be/n9JvFyqQJ98).