Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar qual método de ensino de vôlei no nível de iniciação era mais eficaz, o global (através do jogo) ou por partes (pelos gestos esportivos).
Os sujeitos participantes desse estudo foram vinte e dois estudantes do sexo masculino e dezessete do sexo feminino, do sexto ano, de aulas regulares de educação física na Elizabeth Elementary School, em West Chester, Pensilvânia.  
Os sujeitos variavam entre dez e treze anos, e dois grupos intactos foram formados, com o objetivo de aprender as habilidades básicas de vôlei. Nenhum dos sujeitos tinha instruções formais nesse esporte. 
Um grupo aprendeu as habilidades de vôlei pelos gestos esportivos e o outro através do jogo como um todo. 
Durante a primeira semana de aulas, ambos os grupos fizeram os Testes de Habilidades em vôlei, padronizados pela Associação Americana de Saúde, Educação Física e Recreação.
Após quatro semanas de instrução (oito aulas), os mesmos testes foram aplicados. Os dados foram tratados estatisticamente pela análise de covariância.
Os resultados indicaram que não houve diferença estatística significante entre os grupos no nível de confiança de 0,05.  
 

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