Uma comparação entre abordagens absolutas, de proporção padrão e alométricas para avaliação de desempenho no supino em homens com mais de 60 anos
Por Lorival Carminatti (Autor), Kléber Santos (Autor), Joana Müller (Autor), Jairo Junior (Autor), Wladymir Kulkamp (Autor), Guilherme Weiss Freccia (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
Sabe-se que a massa corporal afeta a força muscular e o resultado de alguns testes funcionais, de modo que pessoas mais pesadas e altas serão mais fortes do que pessoas mais leves e menores. O padrão de proporção (RS) tem sido amplamente utilizado para remover o efeito da massa corporal, apesar das críticas de longa data devido à sua inadequação. A alometria (ALLO), por sua vez, tem sido aplicada como método eficiente para normalização da força muscular. Como o supino reto (PB) é um exercício de força e condicionamento bem reconhecido para idosos, o objetivo do presente estudo foi verificar a influência da massa corporal na avaliação do desempenho de um grupo de idosos no PA, comparando as abordagens absoluta, RS e ALLO. Dezesseis idosos saudáveis (65,5±5,13 anos; 75,42±9,78Kg; 1,73±5,98m; 25,11±2,71 kg/m2; 24,76±4,10% de gordura) se voluntariaram para participar do estudo. A carga dinâmica máxima foi verificada por testes individuais de uma repetição máxima (1-RM). As comparações de médias revelaram que diferença significativa de 1-RM entre participantes mais leves (54,9±8,85Kg) e mais pesados (66,2±8,86Kg) foi identificada apenas na abordagem absoluta (p<0,05; ES=0,57). A RS não conseguiu remover completamente o efeito da massa corporal, permitindo a correlação entre a força muscular normalizada e a MC (r=0,23), ao contrário da ALLO (r=0,03 e 0,06). O coeficiente de concordância de Kendall revelou absoluta falta de concordância entre as abordagens quando comparadas suas respectivas classificações ordinais (kw=0,003; p>0,05). Em consonância com pesquisas anteriores, o ALLO demonstrou ser o único método adequado para remover adequadamente o efeito da massa corporal e fornecer pontuações de desempenho adequadas para os homens mais velhos avaliados neste estudo.