Uma Contribuição do Pensamento de Martin Heidegger Para Fundamentar Uma Interação de Educação e Reeducação Postural em Um Contexto Existencial
Por Ana Lúcia C Machado da Costa Habib (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
As abordagens clássicas e as contemporâneas, relacionadas a uma educação e reeducação postural, dentre as quais pode-se destacara RPG ou Reeducação Postural Global, compreendem o Serdo Homem, por uma vertente predomi nantemente biológica o que representa dizer que esta compreensão decorre da objetivação de sua concretude corpórea. Assim, as intervenções decorrentes destas abordagens não parte de um contexto existencial, o que em nosso entendimento propicia um processo de educação e reeducação postural marginal a humanização. Diante destas considerações este estudo teve por origem a situação problema quese refere a carência de conhecimento por parte do educador e reeducador postural, em relação às múltiplas possibilidades de interpretação das dimensionalidades que compõem o seu objeto formal de estudo, ou seja,o Ser do Homem.