Resumo

O efeito de diferentes dicas sobre a aprendizagem de uma habilidade motora do aikido foi investigado. Sessenta participantes, de ambos os sexos, com idade média de 14 anos, praticaram a tarefa choku tsuki, que consistia em acertar um alvo no peito de um oponente atacante com um bastão. Eles foram divididos em quatro grupos: relaxamento, com dica sobre a maneira relaxada como a tarefa deveria ser executada; quadril baixo, com dica sobre manter o quadril o mais baixo possível; perceptiva, com dica sobre o alvo circular localizado no peito do oponente enquanto ele levantava a espada para atacar; e controle, sem dicas. As variáveis dependentes incluíram medidas relacionadas aos objetivos da tarefa, padrão de movimento em relação aos componentes da tarefa e características cinemáticas. Apenas os grupos perceptivo e quadril baixo aprenderam a habilidade motora. Ainda, o grupo perceptivo obteve melhor desempenho que os demais grupos. A aprendizagem do choku tsuki foi aprimorada pela dica "estocar o alvo assim que levantar a espada", estabelecendo a sintonia perceptiva do aprendiz com o oponente em movimento. A aprendizagem também foi aprimorada pela dica "mantenha o quadril o mais baixo possível"; no entanto, em um nível inferior ao da dica perceptiva.

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