Resumo

Este estudo, desenvolvido sob o enfoque etnográfico apresenta a experiência profissional vivida por três professores de Educação Física no Instituto Brasileiro de Reeducação Motora (IBRM) atuado junto a indivíduos portadores de paralisia cerebral. As aulas de Educação Física no IBRM desenvolveram-se em dois sentidos, a saber: a) - recreativo, estimulando a criança a um aprendizado global; e b) - competitivo, com o treinamento desportivo propriamente dito. Analisando as funções distintas cumpridas por diferentes técnicos que compõem a equipe e a interdisciplinaridade existente, confirmamos que a Educação Física não visa, também neste caso, apenas um desenvolvimento motor, mas sim uma ampla conscientização corporal do indivíduo, proporcionando melhor adaptação do mesmo ao meio social. Buscando um desenvolvimento psicológico e emocional, através de experiências de sucesso e fracasso, tornando o paralisado cerebral mais tolerante às frustrações. As observações feitas levaram-nos a concluir que o profissional de Educação Física apresenta um papel de grande relevância no processo de habilitação global do indivíduo, proporcionandoao aluno um melhor desempenho em todos os aspectos. Porém para que ele possa atuar neste sentido, necessitará de conhecimentos ligados à patologia, à mudança de aspectos emocionais, intelectuais, sociais e outros associados à deficiência orgânica. No entanto, como mostrou a revisão bibliográfica e análise documentária, estes, apresentam um referencial bibliográfico escasso e uma inexpressiva quantidade de estudos, o que dificulta em demasia o trabalho realizado com portadores de paralisia cerebral.
* Apoio financeiro - CAPES