Resumo

Esse trabalho trata de uma investigação qualitativa realizada nas aulas de educação física de uma escola pública de Porto Alegre - RS com onze estudantes terminais da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi o de examinar os efeitos da relação entre a produção de conhecimento e a prática docente da educação física escolar, através do ensino de uma técnica corporal específica (Futebol), envolvendo alunos de 5â à 8â série do ensino fundamental. Utilizei procedimentos metodológicos predominantemente etnográficos e referenciais teóricos do âmbito da investigação-ação. Com referência a organização curricular a investigação mostrou a necessidade de rever as condições materiais objetivas nas quais as instituições de formação inicial organizam o trabalho pedagógico dos estudantes. Para eles, o trabalho realizado constituiuse em uma imersão consciente na ecologia da escola pública, principalmente no que se refere ao dimensionamento de objetivos e programação do ensino de acordo com as condições sociais do grupo e da escola. As estudantes tiveram que redobrar esforços para executar as atividades de aula. Emergiu na ação didática dos alunos e na dificuldade de realizar uma investigação durante a atividade docente, o quanto a formação inicialdesse coletivo docente está desarticulada das necessidades da escola. Essa dificuldade para realizar pesquisa e ensino simultaneamente está relacionada à diferença entre a lógica de pesquisar e conhecer no âmbito da educação física, como área de conhecimento e a lógica de pesquisar e conhecer necessária as questões fundamentais da prática docente da educação física escolar.