Resumo

A Educação Física Escolar sofreu múltiplas modificações ao longo da sua história, transformando-se frequentemente, especialmente no que concerne aos seus objetivos, intenções e objetos do conhecimento a serem ensinados por ela, sejam pelas exigências expressas nos documentos legais que regem a Educação Básica Nacional ou pela essencialidade em oportunizar experiências diversificadas, criativas, acolhedoras e mais significativas aos estudantes do século XXI. Dessa forma, cabe à Educação Física promover distintas manifestações corporais que estimulem as curiosidades dos estudantes a fim de diversificar e aprimorar os seus repertórios corporais, cognitivos, sociais e afetivos, motivando-os a participarem colaborativamente no processo de construção dos seus conhecimentos, encontrando na ginástica circense a possibilidade de despertar o interesse dos participantes, assim como incentivar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo juvenil. Este estudo se dispôs à implementação de ações que viabilizaram a reflexão acerca da constituição da ginástica circense enquanto objeto do conhecimento da Educação Física escolar, a partir de um Clube de Protagonismo, integrando os participantes da pesquisa. A ginástica circense é um dos elementos que constituem a cultura corporal de movimento e compõem implicitamente a ginástica geral que, segundo a Base Nacional Comum Curricular, tem a finalidade de propiciar vivências corporais por meio de possibilidades acrobáticas, performáticas e expressivas. Este trabalho ocasionou o experimento da ginástica circense enquanto conteúdo da Educação Física no contexto escolar, por meio de um Clube de Protagonismo, composto por estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com ações voltadas para o resgate histórico, social e cultural do circo, juntamente com a vivência de práticas circenses adaptadas ao meio educacional.

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