Uma História da Vila Holândia Por Meio dos Divertimentos de Seus Moradores
Por Flávia da Cruz Santos (Autor), Henrique Okajima Nakamoto (Autor), Silvia Cristina Franco Amaral (Autor).
Resumo
Este trabalho tem como objetivo narrar uma história da Vila Holândia a partir dos divertimentos de seus moradores. Descrevemos o modo como este bairro, localizado no distrito de Barão Geraldo, cidade de Campinas (SP), vem se constituindo e se transformando desde sua origem, no que se refere aos seguintes aspectos: organização do espaço físico; relações de vizinhança; e formas de divertimento localmente praticadas. Utilizamos, como material empírico, relatos de moradores obtidos por meio de entrevistas com o método da história oral, realizadas entre os anos de 2009 e 2011. Com base neste material, reconstruímos uma história da Vila a partir das memórias dos próprios moradores e buscamos subsidiar possíveis ações voltadas ao desenvolvimento do lazer no bairro, para que levem em conta as particularidades locais explicitadas a partir da empiria.
Referências
CALDEYRO, V. S. As cidades que desenham Barão Geraldo. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
LANG, A. B. S. G. et al. História oral e pesquisa sociológica: a experiência do CERU. São Paulo: Humanitas, 1998.
SIMSON, O. R. M. V. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 6, p. 14-18, mai. 2003b. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/57/63>. Acesso em: 12 ago. 2013.