Resumo

A expressão consciência corporal tem uma multiplicidade de significados o que propicia, de uma maneira geral, uma dificuldade em se desenvolver uma interpretação acerca da mesma. Tal dificuldade ainda se torna maior, quando se pretende obter uma interpretação de consciência corporal como valor humano, no contexto da Ciência da Motricidade Humana. Sendo assim, este estudo teve por objetivo estabelecer uma interpretação de consciência corporal como valor humano, que pudesse nortear o contexto das condutas e/ou comportamentos motores da Reeducação Postural Global – RPG, utilizados na educação e reeducação de um desvio postural do ente adolescente do Ser do Homem. Isto foi feito, a partir de objetivos específicos relacionados com as compreensões axiológica e fenomenológica e do ente em questão como objeto teórico e formal de estudo, assim como também, por meio de uma ordenação axiológica entre a consciência intencional do educador e reeducando postural como sujeito cognoscente e a RPG como objeto teórico e pratico de estudo. O referencial teórico utilizado para fundamentar a consecução de tais objetivos, baseou-se no pensamento de BERESFORD (1994, 1997 e 2000), KANT (1960 e 1989), ORTEGA Y GASSET (1947), HEIDEGGER( 1987, 1999 e 2000) e MERLAU-PONTY (1986), os quais conceberam e compreendem o Ser do Homem a partir de uma filosofia axiológica e fenomenológica existencial transubjetiva. Este estudo, teve como característica metodológica básica a pesquisa bibliográfica e como técnica de investigação o método fenomenológico proposto por REALE (1988). Concluiu-se que, a consciência corporal como valor humano, constituiu uma condição que se refere tanto ao educador e reeducador postural, quanto ao adolescente, os quais necessitam, mutuamente vivencia-la, para que possam compreende-la verdadeiramente. Condição esta, que designa um estado de tornar-se cônscio de um ser-existente em estado permanente de carência, vacuidade e privação, inserido em uma realidade de circunstancia, facticidade e corporeidade, permeada pela temporalidade e historicidade que compreendem a conformação do Ser do Homem em um vir a ser Humano. Tudo isto a partir dos valores éticos e morais, que regem o agir tanto do educador e reeducador postural como do ente adolescente com desvio postural em uma perspectiva humanizada inserida em um completo contexto sócio – histórico de um abrangente processo educacional. Por ultimo, evidencia-se que o presente trabalho se encontra inserido na área temática da "Cultura, Corporeidade e na Motricidade" e no projeto de pesquisa dos "Valores Filosóficos na Corporeidade e na Motricidade" do PROCMH – Programa Estricto Sensu em Ciência da Motricidade Humana.

Acessar