Resumo
A essência do problema que originou este estudo foi que indivíduos na faixa etária ,de 11 a 14 anos, de ambos os sexos, atletas de judô do colégio Unidade Integrada ,Garriga de Menezes, localizado em Jacarepaguá-RJ, expressam corporalmente a ,dificuldade de realizar a técnica da puxada, indispensável para provocar a perda ,do equilíbrio do adversário, na execução dos golpes na luta de judô. A partir daí ,questionou-se: Até que ponto seria possível apresentar uma proposta alternativa ,de trabalho, própria de uma intervenção profissional, composta por uma conduta e ,por comportamentos motores, baseada nos conhecimentos advindos da Ciência ,da Motricidade Humana e da Educação Física, para prevenir, reduzir ou eliminar ,tal dificuldade? Com o propósito de que esta dificuldade fosse reduzida, se ,determinou como objetivo geral desta dissertação, estabelecer uma interpretação ,epistemológica acerca do valor da ludoergomotricidade em um programa de ,intervenção na área da educação física, para atletas de judô com idade entre 11 a ,14 anos, voltada no processo de maturação dos mecanismos cinestésicos e ,proprioceptivos, inerente á realização da técnica da puxada na luta mencionada. Isto foi feito no contexto da Ciência da Motricidade Humana e na área de ,Concentração da "Dimensão Sócio-Histórica da Motricidade Humana", na linha de ,pesquisa "Aspectos Filosóficos e Sociais da Motricidade Humana" e no Projeto de ,Pesquisa "Valores Humanos na Corporeidade e na Motricidade". O objetivo geral ,foi alcançado a partir do desenvolvimento de uma compreensão axiológica acerca ,de indivíduos na faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos os sexos, atletas de judô; ,de uma avaliação acerca da eficácia de um programa de treinamento neuromotor ,constituído de um treinamento metacognitivo e um treinamento de habilidades ,motoras especializadas para o judô, e da elaboração de uma ordenação ,axiológica, tudo isto norteado por duas hipóteses: uma de natureza racional, na ,qual se estabeleceu que a teoria dos valores tornar-se-ia necessária para ,assegurar uma sustentação de significado estrutural em todo o desenvolvimento ,do estudo e outra de natureza experimental na qual se supôs que haveria uma redução significativa (para valor p