Resumo
A essência do problema que originou este estudo foi a dificuldade apresentada por alguns estudantes universitários, com idade entre 19 e 26 anos, matriculados no ,Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Jorge Amado em Salvador-BA em manter ,o estado de atenção durante as aulas teóricas. A partir daí questionou-se: Até que ponto seria possível apresentar uma proposta alternativa de trabalho, própria de uma ,intervenção profissional, composta por uma conduta e por comportamentos motores, baseada nos conhecimentos advindos da Ciência da Motricidade Humana e da ,Educação Física, para prevenir, reduzir ou eliminar tal dificuldade? Com o propósito de que esta dificuldade fosse reduzida, se determinou como objetivo geral desta ,dissertação, estabelecer uma interpretação epistemológica acerca do valor da ergomotricidade em um programa denominado como fisioneuromotor, constituído da ,Estimulação Cerebral e do Biofeedback, inerente a uma intervenção da área da Fisioterapia, voltada para intervir na dificuldade em manter o estado de atenção destes ,estudantes universitários durante as aulas teóricas. Isto foi feito no contexto da Ciência da Motricidade Humana e na área de Concentração da "Dimensão Sócio-Histórica da ,Motricidade Humana", na linha de pesquisa "Aspectos Filosóficos e Sociais da Motricidade Humana" e no Projeto de Pesquisa "Valores Humanos na Corporeidade e ,na Motricidade". O objetivo geral foi alcançado através do desenvolvimento de uma compreensão axiológica acerca dos estudantes universitarios; de uma avaliação acerca ,da eficácia de um programa Fisioneuromotor constituído da Estimulação Cerebral e do Biofeedback, e da elaboração de uma ordenação axiológica, tudo isto norteado por ,duas hipóteses: uma de natureza racional, na qual se estabeleceu que a teoria dos valores tornar-se-ia necessária para assegurar uma sustentação de significado estrutural em todo o desenvolvimento do estudo e outra de natureza experimental na qual se supôs que haveria uma redução significativa (para valor p