Resumo
A maneira insatisfatória, do ponto de vista de um tratamento humanizado, pela qual o Processo de Reaprendizagem Motora vem sendo conduzido como atividade de intervenção direcionada aos idosos vitimados de AVC que necessitam de cuidados intensivos, por educadores e/ou reeducadores motores, se constitui no problema do qual se originou esta pesquisa. Adotou-se como objetivo geral estabelecer uma fundamentação teórica de cunho fenomenológico e axiológico de um processo de reaprendizagem motora, com enfoque humanizado, destinado a idosos vitimados de A VC que necessitam de cuidados intensivos. Isso foi feito a partir da consecução dos objetivos específicos elaborados, ou seja, estabelecer uma compreensão fenomenológica e uma compreensão axiológica acerca do indivíduo portador de A VC que necessita de cuidados intensivos, classificado como objeto teórico desse estudo; desenvolver uma• compreensão fenomenológica do processo de reaprendizagem motora, classificado como objeto prático desta pesquisa e, por fim, elaborar uma ordenação axiológica entre o reeducador neuromotor e/ou funcional, caracterizado como sujeito cognoscente, e o processo de reaprendizado motor, a partir da compreensão axiológica desenvolvida acerca do indivíduo. A fundamentação teórica utilizada para a consecução desses objetivos, baseou-se no pensamento dos autores: ,Reale (1977 e 1988), Ortega Y Gasset (1947), Merleau-Ponty (1998), Marshall (1981), Frondizi (1981), Beresford (1999), Stokes (2000), Cohen (2002), Morin (1979 e 2000). A metodologia adotada teve como tipologia um estudo de natureza teórica e filosófica, segundo Mondin (1981), e descritivo de análise documental, segundo Triviiios (1987). Como estratégia metodológica de operacionalização, adotou-se o método fenomenológico proposto por Reale (1988). Nesta pesquisa foram revelados os significados sócio-históricos e axiológicos do indivíduo vitimado de AVC que necessita de cuidados intensivos, a partir da terceira etapa do método fenomenológico, que determina uma estreita relação entre o sujeito cognoscente e o objeto cognoscível, mantendo-se a historicidade e a dialeticidade dessa relação. Conclui-se que. o processo de reaprendizagem motora de maneira humanizada classificada como valor constitui um fator importante a ser desenvolvido, que se refere tanto aos educadores e/ou reeducadores neuromotores e/ou funcionais, que participam deste processo junto a tais indivíduos. A elaboração deste referencial, considerando o valor humano da Pessoa, possibilita a transformação do processo de reaprendizagem motora em uma maneira de suprir as carências circunstanciais de tais indivíduos, proporcionando uma possibilidade diferenciada de adaptação às restrições neuromotoras vigentes. Por fim, informa-se que esse trabalho está inserido no contexto do PROCIMH da Universidade Castelo Branco, no eixo-temático "Enfoque Sócio-Histórico da Motricidade Humana", na área temática "Dimensões Filosóficas e Sociais da Motricidade Humana" e na linha de pesquisa "Valores Humanos na Corporeidade e Motricidade