Resumo

O presente estudo faz parte de uma proposta inicial denominada Projeto de Ginástica Rítmica Desportiva "Popular", que propõe a prática dessa modalidade em escolas e praças públicas, através de uma metodologia que privilegia o lúdico e valorização da cultura corporal da criança. Porém, um fator ainda mantinha a Ginástica Rítmica Desportiva como um esporte não popular e segregacional: a flexibilidade. Esta capacidade física representa um traço marcante da modalidade, em proporções elevadas dentro da Ginástica Rítmica Desportiva de alto nível. Neste sentido nasce o projeto "Brincando de Ser-elástico", como uma proposta complementar, baseado em fundamentos da flexibilidade e das características da modalidade, à fim de viabilizar o desenvolvimento dessa capacidade, valorizando movimentos amplos e consequentemente de grande conteúdo estético. Aproposta consiste em adaptações de brincadeiras populares e a criação de novas brincadeiras, que apresentam de forma lúdica a flexibilidade para as crianças em atividades de Ginástica Rítmica Desportiva. O importante para esta proposta não é a obtenção de índices ótimos de flexibilidade mas sim, a superação de si mesmo, conquistando novos limites na amplitude do movimento. O recurso metodológico inclui uma revisão de literatura, pesquisa de campo no se refere ao resgate da cultura corporal infantil e conseqüente adaptações das atividades junto ao universo da pesquisa. Isto é, crianças do Projeto G.R.D. "Popular" da Universidade Metodista de Piracicaba - São Paulo - Brasil.